domingo, 6 de março de 2011

MARIA DA PENHA

Consideramos que as mulheres de alguns países orientais são bem mais oprimidas do que nós ocidentais. Numa cultura de direitos que não são assegurados, talvez seja mais fácil sobreviver. Conhecemos o inimigo, o castigo: apedrejamento enterrada com braços para não poder se defender com as mãos. Apanhar de chicote em público por conta de está namorando num banco de praça. Acredito que as iranianas devem ter um julgamento por um conselho de idosos ou uma côrte popular, não pesquisei. Mas no Brasil temos, tem que afirme, uma das mais ousadas leis de proteção a mulher e não temos direito a um julgamento, mulheres são feridas e mortas a hora que seus companheiros decidem.
Os movimentos feministas giram em torno de temas gerais como a opressão e exploração capitalistas e não são capazes de promover ações dentro das políticas de direitos humanos, saúde, educação e outras intersetorialidades  que garantissem de fato a longo a curto e médio prazo a redução destes crimes e a longo prazo o surgimento de novas masculinidades, mais "humanas" e menos cruéis com as mulheres.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.