terça-feira, 22 de março de 2011

FELICIDADE CLANDESTINA NA LUTA


Essa é Mirra, numa auto fotografia, não me perguntem como consegue. Aqui usando minha peruca de diaba. Muita luta, na segunda, 28, temos uma audiência no Ministério Público para que a Secretaria Municipal de Educação contrate intérpretes de LIBRAS, Língua de Sinais Brasileira para acompanhar as crianças surdas em sala de aula. Tenho estado afastada da militância para acompanhá-la no sexto ano, ainda não alfabetizada. Resolveu dormir sozinha no quarto dela. Amém!

MINHA RELAÇÃO COM ALGUMAS CRIANÇAS PSICÓTICAS
Infelizmente não tem políticas de inclusão para elas. D., menino de 9 anos, estava com a casinha caindo como em anos anteriores. Ele sempre fica em crise nestas ocasiões. Fui lá ontem numa descida de morro. A casinha caiu. Mas a familia ganhou uma casa do programa minha casa, minha vida, que a prefeitura já instalou algumas pessoas das enchentes de 2009 e inicio de 2010. Vizinhos me contaram que a familia está bem feliz com o banheiro interno.

M., menino 10 anos. Criado por avós, paciente do CAPS i, somente medicamentoso, vai apenas pegar medicação. Não tem diagnóstico. Parece distraído ou distante sempre. Não se envolve em atividades rotineiras com as outras crianças. Mas faz seu horário, exige ir embora quando quer. Muitos problemas familiares. Não tem diagnóstico. Pode ter autismo. Difícil conseguir neuropediatra. O diagnóstico infantil mais frequente do CAPS i é retardo mental leve, é um diagnóstico duvidoso, quando as crianças aparentam ter um transtorno mental quaisquer mas não parecem uma retardada, são pessoas agéis, inteligentes, aprendem, só há dias que estão estressadas ou disfuncionais como um psicótico adulto. Que luta!


COMUNICAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO

Sem mais emails sobre a organização do encontro ad, acredito que a maioria das pessoas não querem ou não tem tempo para envolverem-se numa organização de um evento, com certeza desgastante e desalentador neste momento que a saúde mental não tem norte no Piauí. Saúde mental não é só a câmara e as câmeras para sair bem na foto com o governador. A gente sente a impotência diante do usuário, faz o que está ao alcance. Fica a indignação.

FUNCIONALIDADE
Estou dando aulas de História. Três turmas de primeiro ano do ensino médio e duas do segundo, pela manhã numa escola estadual perto da minha casa. Os alunos são adolescentes, cheios de energia, barulhentos, ansiosos. Maravilhosos... estou apaixonada por eles. Não sei se conseguirei por muito tempo. É preciso jogo de cintura, conseguir conquistar a atenção e interesse deles para a disciplina, falando também do que eles querem ouvir ou precisam, para serem educados para uma vida com valores mais solidários e ao mesmo tempo para a competitividade do mundo do trabalho. Hoje fiquei muito cansada. Amanhã saberei resultado de perícia médica para mudança de função.


ATIVIDADES DA MINHA TERAPIA COGNITIVA

A horta de ervas para chá está crescendo, já estou colhendo hortelã.
Mas acho que não sei ainda trabalhar direitinho com o solo. Um tomateiro brotou do nada e já tem pequenos tomates. Plantei também roseiras, já nordestinas, acostumadas com sol.
Dormindo ouvindo meditação induzida há duas semanas, tenho sorrido mais no dia seguinte.


Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.