quinta-feira, 10 de março de 2011

AGRADECIMENTOS A QUEM DÁ RESPOSTA NA REDE

Enquanto seu lobo não vem... ou o Estado não se importa com a saúde mental, precisamos das ONGs. Enquanto estudante de Ciências Sociais e Serviço Social, sempre fui contra a atuação do terceiro setor, achava ( e acho) que tira as funções que o Estado deve cumprir, garantidas constitucionalmente, a revés dos pensadores liberais formadores de opiniões em nossas salas de aula da UFPI. Falo muito aos amigos que hoje vivo a situação daquela piada da mulher parindo, com o bebê coroando e dizendo que queria desistir. Não dá mais. Parto normal, depois que a cabecinha coroa, passam os bracinhos e o bebê escorrega para fora como se tivesse ensaboado. E assim é o Ninho, tem a urgência de mulher parindo:

1. Vizinha da familia C. me informa que um dos irmãos descompensou, estava nu hoje. Ligo para o CAPS Sul que os acompanha. Ivana fica bastante apreensiva, mas o carro ( o maldito carro da FMS) só está a disposição na terça de manhã. Falamos muito,  nos acolhemos em nossa impotência. O usuário com suas dificuldades, a familia toda comprometida só será vista pelo serviço na terça.
2. Dona Rita, quem não conheço pessoalmente, da Fraternidade Amor é a resposta, na Ilhotas, trabalho de acolhimento com dependência química, apresentada a mim por email por Liana Cronemberg, meus agradecimentos por sempre está acessível a meus encaminhamentos. O Ninho não tem atividades com dependência química. Porque não temos voluntários.
3. A gentil amiga cuidadora nestes dias de crise, pelas ligações diárias Áurea Sueli. Insistentes e pacientes.
4. Ao Espaço de Terapias Naturistas Casa São Domingos pelo crédito a nosso grupo. Um muito obrigada.
5. A ACS Rosália pela sensibilidade de nos levar a casa da familia M., com genitora internada no HAA há 15 dias com apenas duas visitas. Ela venceu o medo de entrar na casa acompanhada por nós e os familiares começaram um processo de sensibilização da situação.

Agora bom seria que as propostas das conferências se cumprissem com maior rapidez, o apoio financeiro para grupos de apoio, seria bem-vindo para que mais pessoas com transtorno mental fosse socorrido num processo de real integração na comunidade.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.