terça-feira, 24 de maio de 2011

Nunca fomos modernos.

Publicidade de um site cristão.
A tão propagada ideologia de que vivemos nos dias de hoje o avanço da ciência e da tecnologia, que traz beneficios a toda a humanidade e que cada vez estamos mais modernos, a efemeridade da modernidade é um mito. Primeiro porque a ciência avançou mesmo, isso não temos o que discordar, mas continua no controle e a beneficio dos poderosos. Revoluções tecno-ciêntificas vêm acontecendo, mas dificil mesmo é modifiar pensamentos e posturas. O avanço do pensamento conservador e agora nesse momento também vivemos uma neoinquisição, estamos vivenciando um avanço do fundamentalismo religioso avasssalador, pessoas doentes, presas no manicômino mental, pior do que o de paredes e de grades. E tem suas figuras psicoticas mor, como R.R Soares, Silas Malafaia, Garotinho, entre outros. Esses que em nome de um deus do medo, da opressão e que formata a tudo e a todos, se usam de termos positivos como democracia, cidadania, justiça e coitada da familia romantica burgeusa cristã que eles tanto querem impor. O que me preocupa é que eles estão ocupando todos os lugares com firmeza de suas ideias, Marcio Pochmann prevê que em 2025, 60% do Congresso Nacional do Brasil será composto por evangelicos. Eu pessoalmente acredito que esses novos inquisidores mataram a deus e colocaram o diabo no trono ou coisa parecida, porque esse deus do desrepeito, do medo, do preconceito e tal, não é diferente do diabo. E o que isso reflete na saúde mental? Enquanto usuário dos serviços e estágiario do HAA, ví posturas assustadoras por parte dos profissionais: psiquiatras pregando dentro do CAPS, usuário chega em crise e enfermeira manda o cidadão se ajoelhar e ler a biblia, ..... Nada contra religiões, mas cada qual no seu espaço. Deixem pra pregar esse Deus mercadoria, do holocausto e do temor, nos seus templos. Não somos e nunca seremos modernos, pode avançar tecnologias, engenharia de telecomunicações, quimica de ponta e tal, mas temos que tirar o pé e avançar o sinal da Europa do século XVI, o nazi-facismo continua vivissimo da silva e nos dando tapa na cara todo dia. Assim como o controle remoto, o controle de mentes e corpos é um tecnologia social bastante avançada e perigosa, uma ditadura da normalidade e da "essência natural e biologica do ser humano" que me arrepia a espinha.

"O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele" (Friedrich Nietzsche)

Um comentário:

LOUCA PELA VIDA disse...

Boa reflexão. A história das religiões tem sido permeadas pela busca dos poderes terrenos. Os Estados Unidos da América, nação do dia de ação de graça, cristã, nem por um segundo em doze anos mostrou a "outra face", mas perseguiu e matou o "monstro" que foi alimentado pelo seu próprio seio com leite de ganância.
Na idade média a santa inquisão matou milhares de mulheres ( livro Martelo das feiticeiras, traz mais de 1400 processos), já disseram que negros e índios não tinham alma, ou que homens bombas encontrarão vinho, uvas e 70 virgens a sua espera. Mas como vc diz nunca seremos modernos, o deus interior de cada um deve ser alimentado pelo exercício da bondade. Se não conseguires fazê-lo, não adianta citação bíblicas, rituais, missas e cultos todos os dias. Está em paz com esse deus que sereniza, é está em sintonia com o cosmo. Desconhecer essas sensações, ou outros estágios da consciência, como diria um psicólogo, é está mais fragilizado para para a época dos invernos da vida como, a cigarra da fábula.Texto bom, Ailton. Feliz pela seu momento produtivo. Viva seu dragão. Bj

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.