quinta-feira, 19 de maio de 2011

EM PARNAÍBA NO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

18/05/2011

Doente  mental tenta enforcar criança de 3 anos no Alto Santa Maria

Nesta quarta feira (18) por volta das 11:30hs um doente psiquiátrico identificado apenas por Francisco, morador do Bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba, estava enforcando uma criança de 3 anos quando a mãe chegou ao local presenciou a cena.
De imediato a mãe pediu ajuda a populares que chamaram a polícia e prenderam o donte levando-o para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Em seguida ele foi transferido para  Santa Casa de Misericórdia. O nome da criança foi preservada.
Redação: Jornal da Parnaíba
Edição Blog do Pessoa 
Parnaíba conta com um CAPS ad. Como de costume "doente mental" e pronto, não tem maiores detalhes, se tinha familia, se foi um internado na capital, se já recebeu algum tipo de cuidados. O blogueiro está sempre postando passagens e feitos do governador e seu vice, Morais Sousa, na campanha eleitoral, simples Zé Filho e nesta pequena matéria, não faz nem um comentário cobrando quaisquer atitude do poder estadual em relação a saúde mental. Já houve outras sobre dependência química que comentei e este nem sequer publicou meus comentários. É difícil, sensibilizar para a saúde mental.
Não queria falar para não dizerem que só critico e sou do contra, mas enquanto a capital organizou atividades despolitizadas, distantes das lutas reais e necessárias ao sucesso da atenção psicossocial ( havia forró na festa do CAPS SUDESTE,  lembrei das festas do HAA e MEDUNA, perguntei a umas quinze estudantes de enfermagem da NOVAFAPI que estavam na atividade se elas ouviam aquele som em seus carros, festas e elas afirmaram que adoravam. Fazer? "Queima"  Whashington Brasileiro...  considero uma música terapeuticamente desarmoniosa, falo baseada na minha  experiência como paciente agudo.) Não temos uma banda como a Harmonia Enlouquece. E nenhum outro projeto de arte feito por usuários nos CAPS da capital. Se há no interior desconheço.
Para arrematar, que estou saindo para prática integrativa (acupuntura e passe espirita), preciso, estou sentindo um "desequilíbrio na força" (Jornada nas Estrelas) ... transcrevo partes do ofício a secretária de saúde na luta por uma gerência antimanicomial:
"Enquanto movimento de usuários viemos novamente através deste expor nossas preocupações  com a escolha de um técnico  de saúde mental para o cargo de gerente de saúde mental que seja signatário  da consolidação da Reforma Psiquiátrica em nosso Estado,  ou seja, lutamos pela sensibilização do governo para melhoria dos serviços substitutivos ao modelo hospitalar/manicomial já implantados:  37 CAPS  envolvendo 30 municípios, a questão dos municípios com menos de 20.000 habitantes com necessidades de serviços em saúde mental e dependência química, financiamento próprio para manutenção das três residências terapêuticas, que resolva e dê tranqüilidade para seus moradores em relação a qualidade do imóvel alugado, alimentação, água, luz e telefone. O caso dos inúmeros casos de cárcere privado ainda existentes, queremos que os CAPS e atenção básica atenda com resolutividade a estas situações psicossociais. Vide anexo em DVD. A inclusão do Hospital Areolino de Abreu nesta rede, primando pela humanização do atendimento emergencial, mantendo a enfermaria de crise – ETAC, implantada judicialmente em 2010 com bons resultados para familiares e usuários. O cadastro de mais leitos para o serviço de Referência em álcool e drogas no Hospital do Mocambinho, segundo a portaria 2.842/2010 que admite até 30 leitos, o hospital só consta com  10 leitos que não tem atendido a demanda, dificuldades que se estendem a quase todos os municípios com leitos psiquiátricos em hospitais gerais já implantados ou que ainda resistem a efetivação destes, quanto a sub utilização e falta de qualificação de pessoal. Finalmente, selecionando entre outras necessidades, encerramos nossa exposição reivindicando dessa secretaria de saúde a transferência do CAPS infantil de dentro das dependências do Hospital Areolino de Abreu para um local mais territorializado com as comunidades pobres atendidas por aquele centro, como recomenda o Termo de Ajuste de Conduta assinado por Dr. Telmo Mesquita, substituindo o secretário Assis Carvalho, em 15 de janeiro de 2010 mediante o Ministério Público.
Pedimos encarecidamente que vossa senhoria possa apreciar os nomes dos técnicos que sugerimos por acreditarmos que vossa escolha recairá sobre critérios técnicos mais que políticos."
Oficio endereçado a secretária Lilian Martins, datado de 31 de janeiro, infelizmente, ninguém sabe quais foram os critérios da escolha de uma profissional deconhecida nos meios de profissionais que fazem um trabalho que é fruto de uma luta política nacional.
 

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.