sexta-feira, 27 de maio de 2011

UM DIA DE LOUCA PELA VIDA E SUA EQUIPE INVISIVEL

Sai muito cedo de casa, antes tinha um encontro marcado com o defensor público Igo Sampaio para tratarmos da organização de uma campanha contra o cárcere privado de pessoas com trantorno ou deficiência mental no Estado, mas tive que levar um problema de familia ao conselho tutelar, envolvendo criança psicótica que já frequentou o CAPS i, quem deveria está a frente seria o serviço social desta instituição. Fazer? No caminho encontrei Edna, usuária do CAPS Sudeste, com o dedão esfolado por uma topada, queria remédio e disse que não estava a fim de ir para o CAPS. Compramos um antiséptico e a levei para casa. Dizia-me que seu problema é dinheiro, não tem benefício. Com várias internações nos hospitais psiquiátricos da cidade e visivelmente "diferente", o preconceito e o estigma a incapacitam para o trabalho.
Lá vou eu sol a dentro, óculos escuros e sombrinha, no percurso: Ministério Público para saber sobre processos dos cárceres privados. Muito trabalho da defensoria de saúde. Terei que voltar na segunda. Passo no CCS/UFPI, nosso amigo mais atuante que militante, Magno Filho, gentilemente faz-nos cartazes de divulgação do próximo encontro do Ninho, o espaço é central e confortável, não gostaria de perder a oportunidade de usá-lo, mas é preciso que o usuário descubra a importância dos encontros de apoio, agora de 15 em 15 dia, para que possamos atrair mais pessoas. Já cansadinha chego "no pingo do meio dia", 12:30 a prefeitura, onde já havia acabado a manifestação dos professores e servidores do município em greve há cerca de 30 dias. Alguém do sindicato me informa que houve confronto com a policia e manifestantes, temo pela saúde emocional de companheiros especiais que nem eu, que estão na linha de frente.
Chego finalmente a sala dos conselhos da SEMTCAS com Deusalena do Conselho da Pessoa com Deficiência, outra parceira fantástica, gancho da rede sempre a disposição, nos consegue duas vagas para pré-conferência municipal de saúde em junho. Quem sabe dessa vez um dos nossos consiga uma vaga para ir para a nacional em Brasilia. Caminho um pouco mais, cansada, mas tranquila, olhando flores artificiais em lojinhas populares. Marco presença rápida no beijaço, antes dos beijos e venho embora. Enfrento um engarrafamento de uma hora e alguns minutos na av. Miguel Rosa. Chego ás 16:00 sem almoçar. Encontro mestre Itamar da FEUBRA (Federação Umbandista Brasileira) e repasso telefones do AA e loucutor de rádio comunitária. Ele também não para.
Edvirgem fez uma comida gostosa e sobremesa de abacaxi. Bom. Pretendo dormir e o namorado talvez leve outra moça para o show de hoje. Desejemos sucesso!

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.