terça-feira, 17 de maio de 2011

PROGRAMAÇÃO PELO DIA 18 DE MAIO: DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

18 de maio

Confira a programação do Dia Nacional de Luta Antimanicomial em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte: 
Minas Gerais na Luta Antimanicomial 
Belo Horizonte 
A capital mineira será palco mais uma vez para celebrar o dia 18 de maio, data da comemoração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O tema escolhido para essa edição homenageia os 50 anos do livro “A História da Loucura na Idade Clássica”, do filósofo francês Paul-Michel Foucault. A concentração acontece na região central de Belo Horizonte, na Praça 7, às 13h, com o desfile da escola de samba “Liberdade Ainda que Tan Tan”. 
Os usuários do sistema de saúde mental do Estado são as grandes estrelas do desfile organizado, anualmente, pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental e Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM) com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado. O objetivo da Luta Antimanicomial é pela extinção progressiva dos hospitais psiquiátricos do Brasil e sua substituição por serviços que ofereçam aos usuários autonomia, identidade e liberdade de expressão. 
Ribeirão das Neves/MG 
“Iremos comemorar o 18 de maio fazendo uma discussão sobre essa data e os movimentos sociais em todo território, com a atenção primária de forma presente”, adianta a Coordenadora Municipal de Saúde Mental de Ribeirão das Neves e Conselheira do CRP/MG, Márcia Rodrigues. Às 8h, a concentração é feita na Praça Central da cidade, juntamente com a comunidade. A passeata segue até o Parque Ecológico de Ribeirão das Neves, onde serão desenvolvidas atividades culturais como oficinas de grafites, apresentações musicais e de poesias. 
A caminhada deste ano, ressalta a coordenadora, tem como tema “Saúde Mental e você cada vez mais perto” e pretende reunir cerca de 400 participantes vestidos de camisa branca, com  balões nas mãos para homenagear o Dia da Luta Antimanicomial. Pela tarde, a organização irá disponibilizar um ônibus aos voluntários para participar das atividades em Belo Horizonte/MG. “É um dia voltado para lutar em prol de uma sociedade mais consciente, onde a participação de todos é fundamental”, avalia Márcia Rodrigues. 
Contagem/MG 
A Luta Antimanicomial tem programação extensa para a semana do dia 18 de maio. Em Contagem/MG, o Conselho Regional de Psicologia (CRP04) prepara uma semana de atividades voltadas aos usuários da Saúde Mental. No dia 16 haverá uma sessão de cinema comentado, no Espaço Saber, onde serão projetados filmes para os usuários dos serviços. 
Dia 17 será reinaugurado o Centro de Convivência que conta com atividades culturais como oficinas de pintura e apresentação artística da Orquestra Mineira de Viola. No dia 18, os participantes aproveitam a oportunidade para desfilar na ação de Belo Horizonte/MG. 
Já no dia 19, outra sessão de cinema acontece no Espaço Saber, mas dessa vez para os profissionais de atenção primária. Para tratar de álcool e drogas, o dia 20 é voltado para palestras e reflexão do tema. 
No dia 23, os usuários da saúde mental poderão usufruir da rua de lazer que conta com atividades recreativas como cama-elástica, piscina de bolinhas, algodão-doce, entre outras. Para finalizar a semana dedicada à Luta Antimanicomial, no dia 24 os colaboradores e usuários poderão assistir a apresentação da Orquestra de Câmara do SESI/MG, juntamente com a Companhia de Danças, no Teatro SESI Alvimar Carneiro, em Contagem/MG. 
Uberaba 
Cerca de 300 pessoas irão participar da passeata da Luta Antimanicomial no dia 18 de maio, em Ubebara/MG. A programação está marcada para às 9h, com uma caminhada pelo centro da cidade partindo da Fundação Gregório Baremblitt e conta ainda com uma manifestação pública no pátio do Mercado Municipal. 
No dia 20, será preparada uma feijoada na Fundação dedicada a todos os colaboradores, familiares e usuários da Saúde Mental. Os interessados em participar da celebração da Luta Antimanicomial de Uberaba devem comparecer à rua Capitão Domingos, 418, Bairro Abadia, às 9h. Mais informações pelo telefone (34) 3333-0906. 
São Paulo: participantes protestam por uma sociedade sem manicômios 
O CRP-SP prepara  programação de uma semana para o dia da Luta Antimanicomial. As atividades têm início com o evento “Saúde Mental, Políticas Públicas e Situações de Calamidade: Estamos preparados (as)?”, a ser realizado no dia 16, às 18h30, no auditório do CRP-SP, na capital paulista. O evento será transmitido ao vivo pelo www.crpsp.org.br/aovivo 
Na terça-feira (17) segue a programação com o debate “Privatização do SUS – a Saúde Pública não é mercadoria”, às 18h30, no Auditório Walter Lese, do Instituto de Saúde da Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo. A celebração do dia 18 de maio será dividida em duas etapas. Às 14h, acontecerá um ato público que conta com participação dos voluntários e usuários da saúde mental, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. 
No final da tarde, às 18h, está marcado o lançamento da cartilha “Bem-querer é o melhor remédio – A Psicologia e sua interface com o atendimento integral à Saúde Mental”. Em seguida, os participantes poderão assistir o debate “Movimentos Sociais Antimanicomiais”, ministrado pelos palestrantes Marcus Vinícius de Oliveira e Eduardo Mourão Vasconcelos. Os internautas podem acompanhar de perto a discussão pelo site www.crpsp.org.br/aovivo 
Na quinta-feira (19) a programação não será muito diferente. Também dividida em duas partes, às 15h acontece a “Roda de Conversa: Como temos cuidado com a saúde mental da criança e do adolescente?”, no auditório do CRP/SP. 
Com o tema “Não ao ato médico”, o CRP/SP organiza às 18h um debate a todos os participantes, no mesmo local. A programação desse dia também será transmitida pelo site do CRP. 
A sexta-feira (20) sucede com a exibição e debate sobre o filme “Os idiotas”, na Reserva Cultura de Cinema, às 18h30. O sábado (21) encerra as atividades da semana da Luta Antimanicomial com a V Feira de Saúde Mental e Economia Solidária. Mais informações podem ser adquiridas no site www.crpsp.org.br 
Goiás: passeatas e oficinas abordam Luta Antimanicomial 
Goiânia 
O Conselho Regional de Psicologia (CRP-09) participa em Goiânia da programação para a Luta Antimanicomial, realizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Goiânia. No dia 17, às 19h, acontece a “Roda de Tambor”, na Praça do Bandeirante, que conta com a participação de estudantes, usuários da saúde mental e familiares. 
A ação é voltada ao consultório ambulante – proposta do Ministério da Saúde em criar um consultório de rua – que conta com 12 profissionais da área de saúde, com uma rota que identifica e mapeia o atendimento. Já no dia 18 de maio, às 8h, acontece a passeata que levanta a bandeira por uma sociedade sem manicômios, também na Praça do Bandeirante. Mais informações pelo telefone (62) 3524-1556. 
Aparecida de Goiânia 
Na Praça Central de Aparecida de Goiânia, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), em parceria com a Coordenação de Saúde Mental do Município realizam a programação do dia 18 de maio (Luta Antimanicomial) com oficinas de crochê, terapêuticas e de reciclagem. 
Na ocasião, a comunidade, os usuários de saúde mental e familiares poderão assistir apresentações artísticas musicais, de teatro e dança. “Optamos por um serviço concentrado na Praça Central para mostrar a população o que é o CAPS, buscando cada vez mais a reinserção social dos usuários da saúde mental”, avalia Graziela Hanna, do Fórum Goiano de Saúde Mental. Os interessados em participar da ação podem adquirir mais informações pelo telefone (62) 9632-7671. 
Bahia promove “Seminário de Saúde Mental” 
Em Vitória da Conquista, na Bahia, o Conselho Regional de Psicologia (CRP/03), promove no dia 18 de maio, o “Seminário de Saúde Mental”, no colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães. A ação é uma parceria do CRP/03 com a Universidade Federal da Bahia, Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, CAPS (AD, II e IA), D.A do Curso de Psicologia da Faculdade Juvêncio Terra e Associação de Familiares e Usuários dos Serviços em Saúde Mental de Vitória da Conquista. 
Às 8h30 as atividades se iniciam com a mesa de abertura composta por autoridades do Município, como Prefeito, Secretário de Saúde, Coordenador e representantes dos Usuários dos Serviços em Saúde Mental. Em seguida, acontece uma mesa redonda com debates e palestras sobre a Luta Antimanicomial. Já às 11h30 será apresentado um documentário sobre o sobre o CAPS II de Vitória da Conquista. Pela tarde, a programação é voltada para as oficinas “Minuto Lumière” e “Literatura”. Para encerrar as atividades, às 16h, os Usuários do CAPS II e CAPS AD de Vitória da Conquista preparam apresentações artísticas para os participantes da ação. 
Santa Catarina debate Luta Antimanicomial em Congresso 
Em comemoração ao 18 de maio (Dia Nacional de Luta Antimanicomial), o CRP/SC organiza oficinas que discutirão o tema da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial, no I Congresso Catarinense: Psicologia Ciência e Profissão, que acontece de 19 a 21 de maio, no Centro de Cultura e Eventos – UFSC, em Florianópolis. 
As oficinas “Saúde Mental: Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial – RENILA”; “Direitos Humanos para quê e para quem? A atuação profissional do Psicólogo e a promoção dos Direitos Humanos” e “Psicologia e Políticas Públicas sobre Álcool e outras drogas” serão coordenadas por conselheiros do CRP/SC, com participação de profissionais e usuários convidados. Mais informações pelo site www.crpsc.org.br 
Mato Grosso do Sul realiza mesa-redonda “Conviver com a diferença – desafios para a Saúde Mental” 
O Conselho Regional de Psicologia 14ª Região MS (CRP14) realizará no dia 18 de maio, em Campo Grande, a mesa-redonda “Conviver com a diferença – desafios para a Saúde Mental”. Além do CRP14, a mesa-redonda contará com a presença de representantes dos Conselhos Estadual de Saúde, Regional de Medicina, de Assistência Social, de Farmácia, de Enfermagem, e de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, além das Coordenadorias de Saúde Mental do Estado e do Município. Antes do debate, os participantes do evento assistirão ao documentário brasileiro “Estamira”, que apresenta a história de uma mulher na casa dos 60 anos, que tem problemas mentais e vive da coleta de lixo em um aterro sanitário do Rio de Janeiro. 
A mesa-redonda terá início às 19h, no Auditório do SEST/SENAT, localizado na Rua Raul Pires Barbosa, n° 1.784, bairro Chácara Cachoeira II (Ao lado do Hospital Geral do Proncor). O evento tem como público-alvo Profissionais e acadêmicos da Área de Saúde Mental. Os interessados em participar podem se inscrever através do e-mail secretaria02@crpms.org.br ou pelo telefone (67) 3382-4801 (falar com Carollynne). 
Rio Grande do Norte: eventos em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial
Em Currais Novos/RN:
Segunda-feira, dia 16/05/2011
1 – Entrega de planfletos no comércio local sobre a luta, reforma psiquiátrica e os serviços substitutivos (equipe do CAPS, usuários e familiares);
2 – Festival de sorvete.
Terça-feira, dia 17/05/20111 – Torneio de futsal intercaps, com a participação dos times de usuários do CAPS – Currais Novos/RN, CAPS – Santa Cruz/RN e  do CAPS de Jucurutu/RN.
2 – Gincana entre esses três CAPS.

Quarta-feira, 18/05/2011
1 – Visita aos pontos turísticos de Currais Novos/RN.
2 – Entrevista no canal de televisão local sobre os temas.
3 – Palestra em uma escola de ensino médio municipal sobre os temas.
4 – Novena na sede do CAPS.

Em Caicó/RN:
Quarta-feira, 18/05/2001Atividades voltadas para o tema no CAPS III, Caicó.
Em Assú/RN:
Seminário sobre Saúde Mental, Sexualidade, Dependência Química e Direitos Humanos da Região do Vale do Açú. Coordenação: Psicólogo Francisco de Assis da Silva, CRP-17/0972. Data e horário: 16 e 17 de maio, às 8h00. Local do Evento: Auditório da Câmara Municipal de Açú. Representante do CRP-RN: Psicóloga Conselheira Francisca Nivânia Serafim da Cunha, que falará sobre as ações do CRP nessa temática.
Em Natal/RN:
A ONG Visão Mundial, através do seu programa PDA Caminhos do Sol, promove evento em alusão ao dia 18 de maio: Encontro com o Grupo Mulheres de Atitude. Será exibido o filme “A Preciosa” seguido de debate sobre a temática do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento contará com a presença de aproximadamente 70 mulheres da comunidade de Felipe Camarão (Natal/RN). Local: Igreja Batista, localizada na Rua Arco Íris nº 178, Felipe Camarão. Data e horário: dia 13 de maio de 2011, das 14h00 às 16h00.
Evento em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Promoção e realização: Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas – Secretaria de Estado da Saúde Pública. Data e horário: 18 de maio de 2011, das 08h30 às 16h00. Local: Centro de Formação Profissional do Estado do Rio Grande do Norte – CEFOPE, localizado na Av. Almirante Alexandrino de Alencar, nº 1850, Tirol, Natal/RN. Representação CRP-RN: Psicóloga Conselheira Maria Nayran de Andrade Silva, que debaterá o tema “A reforma psiquiátrica em debate”, em conjunto com representantes de outras entidades.
Leia também:
  1. IV Conferência Nacional de saúde mental é espaço para reafirmação da luta antimanicomial
  2. Evento em Campina Grande – Dia Nacional da Luta Antimanicomial
  3. IV Conferência Nacional de saúde mental é espaço para reafirmação da luta antimanicomial
  4. Evento em Campina Grande – Dia Nacional da Luta Antimanicomial
  5. IV Conferência Nacional de saúde mental é espaço para reafirmação da luta antimanicomial
Anos anteriores a Âncora: Associaçâo de usuários e familiares, sob a batuta da guerreira Marta Evelin promoveu até o III Encontro da Luta Antimanicomial Piauiense, sempre o movimento de usuários apoiados por técnicos, estudantes, nunca a academia, pública e nem privada, que sempre utiliza o tema em suas pesquisas de graduação ou pós teve a preocupação, a sensibilidade científica de contribuir para sua visibilidade promovendo fóruns, seminários ou outros eventos por esta data. Este ano, percebemos claramente como a academia que se faz no Piaui se ausenta de algumas questões da sociedade quando não registramos nenhuma manifestação a respeito da luta antimanicomial, defesa do SUS e os dez anos de implantação da reforma psiquiátrica.
Hoje, Vanuza Virgino do CAPS Sudeste por telefone nos convidou para uma atividade em comemoração a data que aontecerá amanhã, 18, no próprio espaço do CAPS, das 9:00 às 16:00. Lúcia Rosa respondeu email informando que colocará a questão em discussão na assembléia departamental do CCHL amnhã. Ontem falei com outro grande nome do CCHL, professor Francisco Junior, e cobrei por telefone de Alba, gerente de saúde mental, empossada dia 25 de abril, parecia que não sabia exatamente o que significava o dia nacional da luta antimanicomial, ainda está se inteirando, segundo ela. Sem nenhuma experiência em gestão de serviços de saúde mental. Reforço bom, Gisele Martins, ex gerente de saúde mental, se pôs a disposição de contribuir se pintarem os convites para as palestras com estudantes da área de saúde e interesetorialidade afins. Continuamos aguardando convites. Quem possuir outras informações de alguma atividade alusiva, por favor, compartilhe por email: madileuzazem@hotmail.com que publicamos.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.