sábado, 14 de maio de 2011

HOJE, 14 DE MAIO NO CCS: I CONSULTÓRIO AMPLIADO EM SAÚDE MENTAL

A idéia do I Consultório Ampliado surgiu na sala de espera do consultório do Dr. Edson Paz, meu psiquiatra há  vinte anos. Conversadeira para não dizer, logorreica, trocando idéias, ouvindo outros pacientes, que nada tinham além da medicação, terapias ou pscoterapias, práticas integrativas e complementares, familiares sofridos, sem apoio, amadurecemos a proposta e aqui está este espaço de escuta, acolhimento, apoio que pretendemos agora confeccionar na prática. Alguns técnicos, muitos psicólogos nos ligaram perguntando sobre certificados. Nessa primeira edição não os teremos, pensamos em consolidar primeiramente o grupo, vivências, etc e quem sabe o II Consultório possa se tornar curso de extensão, já que temos o apoio do NUPEC (Núcleo de Pesquisa em Criança, Adolescente e Juventude) que mantém no campus de Teresina o projeto Ninho: Cuidados em Saúde Juvenil.
Este é o primeiro de uma série de encontros programados dentro do I Consultório Ampliado de Saúde Mental, o tema deste sábado será facilitado pelo psiquiatra Edson Paz. Este encontro se dará em roda de diálogo e terá como finalidade a organização de grupos de apoio e ajuda mútua entre pessoas que vivem passíveis de sofrimentos psiquicos e precisam de apoio social em várias situações da vida.
As atividades do Consultório Ampliado em Saúde Mental tem como objetivo fortalecer as redes de amizades destas pessoas, o autogerenciamento de sintomas através de exercícios adaptados da Terapia Cognitiva Comportamental e o acesso a práticas integrativas e complementares ao tratamento alopático.
O Centro de Ciências da Saúde/CCS-UFPI, fica na AV. Frei Serafim, 2260 ao lado do HGV e a loja da OI.
O encontro acontecerá às 15:00

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.