quarta-feira, 4 de maio de 2011

CAPS não é isso ...

Passando uma temporada na casa dos meus pais, numa pequena cidade do interior do Maranhão estive observando algumas coisas, não sou usuário do serviço, mas vez por outra dou uma passada lá. Olhada de pesquisador-observador com quem aprendi com Lucia Rosa e PTM e futuro profissional de saúde como alguns colegas também "loucos" e loucos por Saude Mental assim como Edileuza, Martha, entre outros que aprendemos a sistematizar conhecimentos a partir da opressão e da dor. (Eduardo Mourão Vasconcelos). Um dos absurdos que se pode observar na cidade em meus pais residem, Parnarama-MA, é que bem na entrada do CAPS, unico da região em que dá cobertura a mais ou menos quatro cidades circuvizinhas, é a seguinte placa: "CAPS É: DEPRESSÃO, ESQUIZOFRENIA, TRANSTORNO BIPOLAR, ETC", realmente transformaram o CAPS num local para alojar doente e reproduzir senso comum , um CAPS doente também. É visivel a presença de macas e parafernalhas clinicos-hospitalares no ambiente da instituição, sem falar que o CAPS só funciona até às 15:00 no fundo do hospital 1º de maio, psiquiatra duas vezes por semana, além da grande quantidade de pessoas para serem atendidas e os profissionais, com todo poder e autoridade mandando as pessoas se calarem. na sala de espera, "que povo barulhento e chato", fala um  dos tecnicos. Alguma coisa parecida com a capital Teresina? Sim ...

2 comentários:

LOUCA PELA VIDA disse...

Nossa... Ailton! Que terrível, pior que alguns serviços de Teresina??? Que podemos fazer em rede? Continuar a denunciar, cobrar mais qualidade da politica da atenção psicossocial. Que a rede de ~"produção de saúde mental" realmente seja articulada.Grande abraço.

Ailton Emerson disse...

Edileuza, meu antigo e-mail foi raqueado meu novo e-mail é ailton.emerson@yahoo.com, abraço, to com saudades.

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.