sábado, 2 de julho de 2011

VEREADORA LEDA TRINDADE: NOVA GERENTE DE SAÚDE MENTAL

Somente dia 25 de abril alguém assumiu a gerência de saúde mental do Estado nesse governo de WM e secretária de saúde sua esposa enfermeira, e deputada Lília Martins, que parece birrar mesmo com qualquer idéia que venha dos usuários ou técnico antimanicomial ou simplesmente não entende de saúde mental e prefere assim. Nós listamos nomes de técnicos que participaram de um processo penoso de consolidação da Reforma Psiquiátrica no Piaui, Estado cheio de cárceres privados convivendo com o hospital psiquiátrico e agora os CAPS, e esta nomeou uma profissional recém formada, desconhecida nos círculos da luta. A secretária que falava de austeridade, defendia processos seletivos em vez de indicação politica para as chefias, após apenas dois meses, nomeia uma outra gerente de saúde mental, com um ano e meio de formada em Psicologia, ex psicóloga do CAPS ad de Timon (informações que ouvi da própria profissional), muito simpática, a vereadora de Monsenhor Gil, Leda Trindade. Mulher da politica, de discurso articulado com belas palavras e promessas de melhorias na pasta. Pareceu-me não conhecer muita gente do círculo psi piauiense, enviarei email apresentando-a para algumas pessoas.
Fomos ontem na gerência procurar apoio oficial para uma campanha contra os cárceres privados e a luta pela municipalização do CAPS i fora das dependências  ou proximidades do HAA. Continuam com a história de passar somente um muro divisório. Dificil. Enquanto isso, as escolas não sabem literalmente o que fazer com as crianças psicóticas em crise, que escalam as paredes da sala de aula (ficam entre a parede e teto), pulam e fogem da escola, famílias desnorteadas, com um saco de carbamazepina e criança confessando seus sofrimentos de não conseguir dormir por noites. Dá uma raiva destes normais que comandam o que não entendem.
O CAPS i do Areolino de Abreu precisa fechar e abrir outros do município, pelo menos dois na capital e nos muncípios os CAPS I precisam se adequarem ao atendimento infantil, capacitação específica e continuada. Chega de somente medicar e  encaminhar para as APAES, preferivel criar salas de apoio pedagógico em saúde mental em parceria com a educação. É sonhar demais? Leda Trindade será capaz de entender e fazer com esta secretária? Abaixo link do blog da vereadora.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.