sábado, 2 de julho de 2011

À LUTA QUEM É DA LUTA!!! VAMOS?

Prezados Companheiros e Companheiras

Tendo em vista a preocupação que nos assorra, esta noticia, gostaria de lembrar a todos que aproximadamente a 3 anos atrás em 30 de setembro na Esplanada do Ministério, quando chegamos estar unidos, através da MARCHA dos USUÁRIOS PELA REFORMA PSIQUIÁTRICA ANTIMANICOMIAL, e das audiências ocorridas com presença de militantes da Luta Antimanicomial de diversas regiões do pais, garantindo assim que Brasilia ouvisse nossa VOZ, e através desta mobilização a grarantia da IV-CNSM -I após 9 anos de espectativa, acabou concretizando-se.
Minha participação desta mobilização, esteve voltada não apenas como organizador da caravanas que levou o pessoal da região de ABCDMRR- Paulista, como também participando entre as audiência realizadas, a que praticamente garantiu a realização da IV-CNSM-Intersetorial, com presença de Sr.Gilverto Carvalho, que na época estava como Chefe do Gabinete do Ex presidente Lula. sentindo com isso a importancia que foi estarmos unidos com a presença de usuários, familiares, trabalhadores, na luta por: 
 
  • Por uma efetiva Reforma Psiquiátrica Antimanicomial
  • Pela Garantia dos Direitos dos Usuários
  • Pelos Avanços necessários ao Programa De Volta para Casa.
  • Pela Realização da IV- Conferência Nacional de Saúde Mental
  • Pela Defesa do SUS
  • pela Defesa da lei Nº 10.216/01
Se não me falha a memória cheguei ver na mídia que na audiência realizada com o Sarney foi colocado também a respeito do CFM ou a ABP, estarem se articulando para  levar para o  Senado propostas contra a reforma Psiquiatrica, e a favor da PL do ATO Médico, onde recebemos como resposta que não apenas esta PL como o que fosse para retroceder a Reforma Psiquiatrica não seria aprovado pelo Senado.
Destaco aos demais companheiros que estamos numa nova gestão de governo, onde muita coisa já mudou, e encontra-se em vista de mudar. 
Considerando entre tudo as ameaças aos profissionais, de terem os  CRMs ameaçados pelo Conselho de Medicina, acredito que isto já poderia ser visto através da possibilidade de uma ação ou processo, enquadrando isso como  como "Injuria ou danos Morais".
Gostaria de alertar a tod@s quanto ao tema abaixo que diz que o Ministério da Saúde pode rever politica de Saúde Mental, onde diante da situação com certeza seria apenas para retroceder nossos avanços da Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial, alcançados. Isto tudo influenciado pelo CFM, e pela ABP.
Gostaria também de dizer, chego a concordar com o que foi proposto abaixo, para que começássemos a nos articular em algum mobilização de resistência e de fortalecimento da Reforma Psiquiátrica, ressaltado também que ao ser divulgado que o Ministério da Saúde pretende abrir uma agenda para discutir com a ABP, porque não nos articularmos também para garantir um espaço na agenda do Ministério.
Acredito que um momento como este enfrentado não devemos acompanhar parados sem alguma mobilização a respeito, que poderia por que não começar ser fomentada de forma virtual.



Saúdações Antimanicomiais



Mario A. Moro

Delegado na IV-CNSM- Intersetorial
Membro da Camarâ Técnica de Saúde Mental de SP
Membro do Colegiado da ABRASMESP
Membro do Fórum Popular da Saúde Mental do ABCDMRR
Membro do Conselhor Diretor de Unidade do NAPS-I (Sto André)
Membro do Jornal VOZES da Saúde Mental. 

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.