quinta-feira, 14 de julho de 2011

OUTRA UESPI?

Segunda-feira, 11 de Julho de 2011.

Escola do SUS formará 1200 novos técnicos em enfermagem

 A escola técnica do SUS capacitará mais profissionais para atuarem na saúde publica do Estado. O curso técnico em enfermagem foi aberto oficialmente na manhã desta segunda-feira (11) na Escola Fazendária. Dentre os presentes, a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins.

A gestora comentou a alegria em poder oferecer à população um curso que objetiva melhorar o atendimento na saúde do Piauí. “Muito mais sólido que um diploma, é a qualificação e humanização que esse profissionais irão adquirir, reforçando a melhoria da saúde no nosso estado”, declarou.

Além das boas vindas e desejos de bom trabalho aos enfermeiros que ministrarão o curso, a secretária reafirmou seu compromisso em discutir o plano de cargos, carreira e salários para profissionais de saúde não médicos. “Como enfermeira, advogada e gestora, não poderia deixar de passar pela Secretaria de Saúde sem levar para a Assembleia Legislativa essa proposta que há tempos a categoria na qual pertenço luta”, reforça.

O curso é voltado para auxiliares de enfermagem, e tem como objetivo capacitar e regulamentar os profissionais de acordo com as determinações e recomendações dos ministérios da Saúde e Educação, formando também uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação.

O secretário de Educação, Atila Lira, estava representado pelo coordenador de educação profissional da Seduc, Reinaldo Lopes, no qual comentou a prioridade que os governos Federal e Estadual têm em melhorar a educação profissional. “Estamos trabalhando para realizar uma multiplicação dessas qualificações. A escola técnica do SUS está em reforma para atender 1500 novos alunos, nos 27 cursos técnicos oferecidos. Além disso, outros oito serão construídos”, afirmou.

De acordo com a coordenadora da Educação Permanente da Sesapi, Conceição Santos, serão 30 turmas em todo o Estado. “Cada turma é formada por trinta alunos, que terão aulas nas sextas-feiras e aos sábados” explica.

A diferença desse em relação a outros curso oferecidos pela Escola, é que o curso técnico em enfermagem será realizado no próprio município. “Antes os profissionais vinham até Teresina assistir aula na escola técnica, que funciona no mesmo prédio do Premem Sul. Agora, os professores é que serão deslocados até os municípios de cada turma”, reitera Conceição.

As aulas terão início a partir do dia 12 de agosto. A previsão é que em julho de 2012 o Estado já possa somar com esses novos 1200 profissionais capacitados pela escola técnica dos SUS.

Enquanto o Maranhão emplaca uma formação a nivel de especialização para profissionais da atenção básica, NASF e saúde mental, conveniadas com universidades de São Paulo e Santa Catarina, financiadas pelo Ministério da Saúde, estamos ainda na qualificação dos auxiliares de enfermagem para tornarem-se técnicos, a cargo da nossa secretaria de educação, nos fins de semana. Lembrou-me quando ministrei aulas no período especial da UESPI, desisti, porque ficava sempre com pena daquelas senhoras e senhores se sacrificando nas férias, sentados em cadeirinhas de crianças em escolas comuns que serviam de Campus, a gota d àgua, foi um disciplina de Didática de 60 horas/aulas que fiz em uma semana. Não deu mais para pactuar com tamanha falta de qualidade do ensino público.
Esperemos o melhor!

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.