terça-feira, 26 de julho de 2011

ENTRE PARA O CLUBE DOS ALCOOLISTAS CONHECIDOS E DESPREZADOS



As fotos são minhas. Este ponto de ônibus fica em frente ao Barrosão, perto da praça da Costa e Silva, Teresina. Estas propagandas de uisque estão espalhadas nas principais avenidas da cidade, em paradas de ônibus ou out door. Imobilizada em casa por conta de uma cirurgia, não tive como pesquisar em  supermercados ou lojas de bebidas o preço do tal produto. Mas imagino que o preço seja popular. Quando se faz propaganda aguarda-se retorno em vendas, se o tal uisque está nos pontos de ônibus, é que a estratégia da marca quer de alguma forma atingir este público: o trabalhador, trabalhadora ( já que as mulheres estão bebendo tanto quanto os homens) assalariados que dependem da condução coletiva. Pretendem popularizar o uisque numa classe social que toma cerveja e cachaça. Deveria ser crime. Cadê o projeto em tramitação no congresso nacional que limita a propaganda de bebidas somente a espaços de revenda?
Minha indignação tem a ver com a condição infeliz e desastrosa de alguns vizinhos alcoolistas, já famosos "pé inchados" na comunidade. Dois morreram nestas últimas semanas. Bebiam num famoso boteco, que abre ás seis da manhã e os homens já começam a beber. Não existe consultório de rua, agente de saúde, CAPS ad intinerante, leitos de desintoxicação do Mocambinho, nada, nenhuma intervenção institucional nesta área da região sudeste. Meus bons amigos do AA infelizmente, de portas e coração sempre aberto para áqueles que desejam a sobriedade não conseguem sozinhos, salvar alguns.
Quem pode obrigar a retirada destas propagandas de bebidas de locais públicos pelos quais pagamos sua manutenção com nossos impostos, como os pontos de ônibus? Esse uisque não poderia bancar o tratamento de alcoolistas já doentes?

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.