domingo, 10 de julho de 2011

CONGRESSO ESPIRITA (KARDECISTA) DO PIAUÍ

O 6º Congresso Espirita do Piaui aconteceu dias 1, 2 e 3 de julho, com a temática o Homem no Mundo, convidada por um amigo cuidador, Coronel J. Oliveira, vice presidente da Federação Espirita Piauiense, bastante cansada por conta da luta para construir o muro para Biatriz, estive presente no evento, como sempre militante, levando na prática um dos princípios do Amigo no Ninho que é de patrocinar o ativismo social em saúde mental no seio de movimentos sociais e religiosos.
Os kardecistas ou adeptos da doutrina espirita codificada por Allan Kardec no século XIX,de cunho cristão, científico e filosófico, por aqui ainda são bastantes resistentes a abordagem da saúde mental numa perspectiva mais inclusiva, de aceitação da vivência de uma possibilidade de manifestação de uma outra forma de subjetividade humana, existe um determinismo quase que dogmático que todos os transtornos mentais sejam manifestação de obssessão ou seja, que espiritos desencarnados ( pessoas que já morreram) molestem as pessoas a ponto de a levarem a loucura. O lado bom é que a obssessão tem cura: terapêutica espirita da fluidoterapia (passes e água fluidificada junto a sessões de desobssessão), reforma íntima do encarnado (pessoa viva), que passa a cultivar bons pensamentos, ações e vivências mais espiritualizadas em suas vidas. Mas meu questionamento é que curada a obssessão continuamos passíveis de crises mentais, qual o espaço na casa espirita de apoio a estas pessoas? Nenhum, não existe nenhum.
Dois exímios palestrantes Francisco Cajazeiras ( CE),  vendeu 40 volumes do seu livro, Depressão doença da alma: as causas espirituais da depressão, editora EME, São Paulo,  numa edição de 2007 e vários DVDs com palestras suas sobre a temática e  José Spencer Junior (PE) vendeu mais trinta volumes de dois outros títulos sobre depressão e tristeza, em um só dia, não deu nem tempo para anotar os nomes dos livros. O meio espirita valoriza bastante o discurso médico, a abordagem da Reforma Psiquiátrica é quase impossível por aqui, que alguém como eu, ex paciente de hospital psiquiátrico, paciente de suas salas de passes possa fazê-la. Derrubar esse muro tem sido bem mais difícil que foi construir o muro de Biatriz, o qual contei com preciosa e sensível ajuda de coronel J. Oliveira.
Em quase todas as falas falou-se em saúde mental, a última palestra abordou a questão do suicídio, uma das abordagens mais suave que já ouvi por orador espirita, o jovem palestrante do Rio de Janeiro, André Trigueiro Mendes, é voluntário do CVV.
Consegui abordar os palestrantes que venderam todos seus livros, pedindo ajuda para convencimento da comunidade espirita piauiense da criação de grupos de apoio em saúde mental nos centros espiritas... mas deu vontade de pedir um pouquinho do lucro para nossas atividades com pessoas com transtornos mentais mais graves que depressão, psicóticos crônicos que atendemos quase que diariamente.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.