sexta-feira, 15 de julho de 2011

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS: VAGAS PARA O PIAUI?

A Universidade Aberta do SUS está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas em dois cursos de especialização gratuitos em Saúde da Família e em Saúde Mental para profissionais que atuam nos serviços do SUS nos Estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará.
Com o objetivo de formar e qualificar os profissionais inseridos na rede de serviços do SUS – Sistema Único de Saúde, acabam de ser lançados pela UNASUS (Universidade Aberta do SUS) – UFMA (Universidade Federal do Maranhão) os editais com todos os detalhes para o preenchimento de vagas nos dois cursos gratuitos, que serão custeados pelo Ministério da Saúde nas áreas de Especialização em Saúde da Família com 750 vagas e Especialização em Saúde Mental com 500 vagas.
“As inscrições encontram-se abertas até o próximo dia 29 de julho. A certificação dos dois cursos será feita pela Universidade Federal do Maranhão e esperamos ter muitos inscritos aproveitando esta oportunidade ímpar de capacitação gratuita e de alta qualidade”, declarou a Coordenadora Geral da UNASUS-UFMA, Profa. Dra. Ana Emília Figueiredo de Oliveira.
A Especialização em Saúde da Família terá duração de 12 meses e carga horária de 420 horas; e destina-se aos profissionais com nível superior, na categoria médico, dentista ou enfermeiro, que atuam na Estratégia Saúde da Família - ESF do SUS; e terá como instituição parceira da UFMA a Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC. As 750 vagas deste curso serão divididas entre os seguintes pólos: Carolina (50 vagas), Zé Doca (80 vagas), Caxias (50 vagas), Chapadinha (35 vagas), Codó (20 vagas), Grajaú (20 vagas), Humberto de Campos (20 vagas), Imperatriz (90 vagas), Paulo Ramos (35 vagas), Pedreiras (35 vagas), Porto Franco (30 vagas), Santa Inês (50 vagas), São Luís (100 vagas), Timon (100 vagas) e Viana (35 vagas).
Já o curso de Especialização em Saúde Mental será ministrado em parceria com a Universidade de São Paulo / USP, com duração de 15 meses e carga horária de 420 horas. O mesmo tem como público-alvo: Profissionais da área saúde, com nível superior, que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial-CAPS, nas Estratégias Saúde da Família-ESF, nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família-NASF e nos demais dispositivos da Rede Assistencial à Saúde Mental do SUS. As 500 vagas deste curso serão divididas entre os seguintes pólos: Carolina (30 vagas), Caxias (60 vagas), Chapadinha (35 vagas), Codó (20 vagas), Grajaú (20 vagas), Humberto de Campos (20 vagas), Imperatriz (50 vagas), Paulo Ramos (25 vagas), Pedreiras (20 vagas), Porto Franco (20 vagas), Santa Inês (35 vagas), São Luís (100 vagas), Timon (20 vagas), Viana (25 vagas) e Zé Doca (20 vagas).
Os cursos serão realizados na modalidade à distância (EAD), com momentos presenciais obrigatórios, no Pólo (cidade) de Inserção do especializando. Mesmo àqueles que possuem pouca familiaridade com o computador podem inscrever-se, pois durante o primeiro mês haverá um treinamento especial com um “passo a passo” com todas as ferramentas que serão utilizadas neste tipo de capacitação, visando o bom desempenho de cada aluno dentro do ambiente virtual de aprendizagem.
Este tipo de modalidade de ensino é uma das que mais crescem em todo o mundo, por possibilitar ao aluno trabalhador o poder de adequar horários disponíveis para estudos e pesquisas em turnos livres. Somente um dia por mês, geralmente aos sábados é que ocorrem atividades presenciais do curso na cidade – pólo do aluno, com datas comunicadas com a devida antecedência, assim como as avaliações de cada disciplina que também serão presenciais.
Outro fator importante e que facilita a aprendizagem, é que UNASUS-UFMA vai fornecer material institucional em DVD, além de monitorar e garantir a conectividade da internet em cada um dos pólos de educação.


Li e não encontrei as vagas para o Piaui??? Alguém tem uma informação melhor que a imprensa?     

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.