segunda-feira, 6 de junho de 2011

MAIS DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Mais um email para discussão, do psiquiatra Edmar Oliveira
 
 
Esse retrocesso não é só no Piauí. Apesar do nosso Senador ser o principal apologista da "terapia da fé" e da "Fazenda da Paz" do Célio ser mostrada como exemplo bem sucedido de "Comunidade Terapêutica" (esse termo usado por Tosqueles na França no enfrentamento ao fascismo não merecia ser apropriado pelos cristãos na sua cruzada contra os novos mouros, os pobres das comunidades de excluídos).
Aqui no Rio foram inauguradas a Casa Viva, Casa do Caminho e outras tantas, pelo Secretário de Ação Social para prender os menores "drogados" e só soltar quando eles "estiverem curados". Já pode se perceber que a Casa da Morte ou do Descaminho serão novos hospícios disfarçados para não se ir diretamente contra a lei 10216. A Secretaria de Saúde contratou equipe de saúde para tais casas. Criminoso, não?
Estamos a mergulhar numa nova idade média que tende a exorcizar o demônio, que responde pelo uso de drogas. Em nome de Jesus!
E, pasmem, o FHC diz num documentário que essa política é burra. Essa questão conseguiu inverter os papéis? Acho que para quem está no governo a atenção dada à mídia distorce a realidade. Por falar nisso, hoje, n'O Globo, o editorial do jornal defende a posição do FHC, enquanto o Carlos Vereza, o ator, pede a linha dura contra a maconha. Vá entender isso! 
A gente tem que manter firmeza na posição que vínhamos adotando, independente de termos que ser contra ao PT e a favor do FHC. Saúde Mental tem desses contrários...
Continuaremos protestando e denunciando essa posição da "Terapia da Fé" que ressuscita os exorcismos da idade média.
Conservemo-nos na luta.
abs
Edmar

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.