sexta-feira, 17 de junho de 2011

CONSELHO TUTELAR , CRIANÇAS COM TRANSTORNOS MENTAIS E CAPS

Infelizmente, constantemente tenho acompanhado casos de criança que vivem com transtornos mentais, sendo encaminhados para o conselho tutelar. Então lembro de 2001, quando era estagiária bolsita de Serviço Social no HAA, e os conselheiros com frequência internavam crianças e adolescentes infratores no pavilhão infanto juvenil, já usuários de drogas inalantes, não havia ainda o crack e nem era menos grave. Agora as escolas tem um número significativo de crianças psicóticas ou seja crianças que frequentam ou frequentaram o CAPS i e não se adaptam a escola ou a escola a elas: chama-se os pais, educadores em desespero, pais também com mãos na cabeça. Menino pula muro antes do horário, é agressivo, os pais não medicam, psicoterapia pública não tem qualidade. Quem tem dinheiro, convênio, faz psicólogo escolar, quem não tem, mendiga psicologia SUS.
A SEDUC está fechando escolas no centro, minha sugestão é a adaptação de um destes prédios numa intersetorialidade entre educação e saúde, se transferisse o CAPS i  tirando-o de dentro do hospital psiquiátrico, a exemplo do que fizeram com a unidade escolar Esterlina Dantas, onde adaptaram com rampas, as sala foram climatizadas se transformaram em consultório. Esse CAPS se pareceria mais com escola que com hospital psiquiátrico. E como o Esterlina Dantas um lado poderia cuidar de crianças psicóticas e o outro um centro de reabilitação para criança usuária de drogas.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.