sexta-feira, 24 de junho de 2011

COMUNIDADES TERAPÊUTICAS E PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE PUBLICA?

"Dilma lançará lei em que ONGs terão verbas para tratar viciados"

Como isso pode acontecer se nas deliberações da IV Conferência Nacional de Saúde Mental o Controle Social se manifestou contrário a esse tipo de ação?
.
"A  Conferência  se manifestou contrária a todas as propostas de privatização e terceirização de serviços, na direção de um sistema estritamente público e estatal de serviços de saúde mental."
.
" A IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial (IV CNSM­I) reafirma o
caráter efetivamente público da Política de Saúde Mental, recusando todas as formas de terceirização da gestão da rede de serviços"
.
"277. Não admitir a privatização dos serviços de Saúde Mental, coibindo e rejeitando todas as formas de terceirização de serviços e programas de saúde mental.
278. Combater as formas de administração dos serviços públicos de saúde e de contratação de pessoal por OS (Organização Social), OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), ONG (Organização  Não  ­  Governamental), Cooperativa  ou  qualquer  outra  de natureza   privada,   considerando   as conquistas   históricas   do   Movimento   Sanitário,   a Constituição Federal e as deliberações das instâncias democráticas de controle social do SUS.
279. Combater  a  privatização  decorrente  do  modelo  neoliberal dos  direitos  fundamentais, dentre estes a saúde, nas diversas formas nas quais esta privatização se apresenta: fundações estatais  de  direito  privado, clientelismo  com a  indústria  farmacêutica, parcerias  mistas, primando pela contratação efetiva de profissionais, considerando as conquistas históricas do movimento  da  Reforma  Sanitária, a  constituição  federal de  1988  e  as  deliberações  das instâncias democráticas de controle social do SUS."
.
Está tudo aqui no relatório final da IV Conferência de Saúde Mental:
.
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/2011_2_1relatorio_IV.pdf

Contribuição por email de Anderson Moura Lima, psicólogo
.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.