sábado, 23 de abril de 2011

A LUTAS NA SAÚDE MENTAL: Zuzu Fontes

Zuzu Fontes, ativista antimanicomial residente no Espirito Santo, precisamente em Cachoeiro de Itapemirim enfrenta um processo movido por um dono de Clínica psiquiátrica conveniada pelo SUS por denunciar, junto com uma amiga, maus tratos aos pacientes ali internados. A amiga teria perdido a filha, morta numa internação nesta clínica. Não sei mais detalhes. Mas repasso aqui, seus sofridos emails de ajuda hoje na rede. Pede ajuda e um posicionamento da Luta Antimanicomial. Espero que consiga concretamente mais que emails de apoio a resolução de seu problema. Infelizmente não acho que os usuários de saúde mental tenham tamanho organização para disporem de um advogado, ou a articulação com as redes de movimentos socias existentes no Espirito Santo, mais parece não ser tão distante do Rio, hoje apesar das dificuldades locais ainda concentra grandes nomes da luta, como Paulo Amarante, Eduardo Mourão Vasconcelos e tantos outros menos acadêmicos e mais ligados aos movimentos sociais. A vida real da luta da saúde mental é dificil, cansativa, adoecedora. O movimento nas redes sociais, blogs não abarcam a dimensão da realidade. Posto aqui alguns emails que recebi durante o dia. Enviarei o link para todas a lideranças que conheci em encontros nacionais que participei e outros.

 AMIGOS

EU E NERCINDA VAMOS A JULGAMENTO NO DIA 9 POR DENUNCIAR-MOS MAUS
TRATOS NA CLINICA SANTA IASBEL EM CACHOEIROD E ITAPEMIRIM

PRECISO DA AJUDA DE VOCêS

URGENTE

NÃO TENHO ADVOGADO.
A LUTA AINDA NÃO SE POSICIONOU.
DIZER, ESTAMOS APOIANDO VOCES, NÃO ESTÁ FAZENDO EFEITO

EM QUE ESTAMOS SENDO APOIADAS?

PRECISAMOS DE ADVOGADOS!

Date: Sat, 23 Apr 2011 16:20:13 -0300
> Subject: SOS ANTIMANICOMIAL ES URGENTE FAVOR REPASSAR!
> From: zulmiragfontes@gmail.com
> To: spock_alex@ymail.com
Nó da AbrasmeSP, temos acompanhado e nos posicionado no apoio a Zumira.
O Sr Geraldo, o Mario membros do colegiado da Abrasmesp tem a cada desdobramento encaminhado apoio e repudio as autoridades Capixabas.

Poderíamos; as entidades que vem acompanhando o caso, apresentar "Carta de Repudio" aos desmandos e desrespeito que nossa companheira vem sendo vitimada.

Fato de maior urgência é encontrar alguém que possa acompanhar o caso no Espirito Santo, uma vez que segundo a Zuzu está sendo a maior dificuldade.

Abs
Fabio
"Caros

Precisamos nos posicionar e apoiar a companheira Zulmira

Marisa Feffermann"

---------- Forwarded message ----------
From: Zuzu
Date: Sat, 23 Apr 2011 09:02:24 -0300
Subject: condenaçao antimanicomial da zuzu
To: Geisa Nara Dias da Silva Nara Dias da Silva

AMIGOS DA LUTA ANTIMANICOMIAL


Segue o texto QUE SAIU NO CORREIO DA LAPA
preciso divulgá-lo para a imprensa.aINDA NÃO TENHO ADVOGADO!
Se vc puder repassar aos seu colegas, agradeço
beijos
zuzu

http://correiodalapa.blogspot.com/2011/04/espirito-santo-e-cachoeiro-terra-de.html
Marisa, concordamos e apoiamos seu posicionamento. Já nos manifestamos difundido a matéria publicada. Temos acompanhado com muita atenção o desenrolar de mais este ato de prepotência, que nos traz a lembrança Carrano e tantos outros companheiros. Apelo para que todos que estão nesta lista, sugiram o que poderíamos fazer, nós francamente eu e Dulce não temos meios para fazer esta articulação, mas apoiamos e queremos colaborar com a nossa razão e os nossos desejos
"Não digam, nunca - isso é natural"
Geraldo e Dulce - São Vicente
 
Amigos,
Há algum tempo milito na área de direitos humanos, no movimento
luta-antimanicomial e almejo ver os usuários tendo direito
acompanhantes enquanto internados.Portanto o mundo virtual nos oferece
uma nova ferramenta:
UM ABAIXO ASSINADO VIRTUAL.
PARTICIPE CLICANDO AQUI E ASSINANDO.
OBS-NÃO É PRECISO DEIXAR CPF!
 
 
http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/6433
Nos ajude a divulgar postando esta mensagem também na sua página de rede social!

Date: Sat, 23 Apr 2011 17:15:08 -0700
> From: zulmiragfontes@gmail.com
> To: madileuzazem@hotmail.com
> Subject: Este abaixo assinado é de Direitos Humanos e nós precisamos de sua assinatura! RE: SOS ANTIMANICOMIAL ES URGENTE FAVOR REPASSAR

Minha sugestão para a companheira:

Amiga Zuzu,

Em todo Estado tem defensoria pública. Procure os sindicatos. Aqui no Piaui, Teresina, eu faço assim, conheço promotor público, advogados de sindicatos, partidos de esquerda, políticos simpatisantes porque são familiares, etc.
Acalma o juizo, usa sua medicação e sua amiga também. Organiza toda documentação existente sobre o caso, xerox dentro de uma pasta e vá com confiança, buscar redes de apoio concreto no seu território, na sua cidade. Na sua cidade não tem nenhuma associação de usuários de saúde mental?
Advogado público é com a defensoria pública, todo réu tem direito a um. E aqui a defensoria pública estadual, tem um núcleo só de Direitos Humanos. A OAB local. Acredito que essas também serão as vias na sua cidade e Estado. Ligue hoje a noite, amanhã, o CRESS, conselho regional de serviço social, CRP, conselho regional de psicologia. Sempre tem alguém sensível ou a ser sensibilizado. Segunda-feira, comece essa incursão. Tudo acabará bem.
Grande abraço,
Edileuza



2 comentários:

Nercinda Heiderick disse...

Que bom conhecer pesoas com grandesejo de nos ajudar.
Desde que minha filha (Ana Carolina Cordovil Heiderich Silva) apareceu morta dentro daquela clínica, nunca mais fiz outra coisa a não buscar todos os orgão e instituiçoes que pudesse me ajudar.Usei a Internet par divulgar a minha história, até que chegou JG epor um tempo me senti apoiada.No dia 29/09/2009 a foto da minha filha foi estampda na camisa de Irene Ximenes e desfilou em Brasília na Marcha Antmanicomial. Fui ameaçda pelo atual Delegado de C. falei com Cachoeiro o corregedor,: fui ameaçada pela assistente da Clínica e a denunciei em Brasília.Aí tive o prontuario em minhas mão. O defensor Público daqui (Alto Caparaó)Foi conivente com a clínica. O de manhumirim se negou a pegar o meu caso.Não desisti. Procurei a imprensa SBT, Globo, Record, Gazeta emais. escrevi uma carta à FENAESS, onde o dono é um dos membros. Até que fui proibida de enviar e-mais. Até que um Prom. de coragem e de vontade Indiciu os dois méicos responsáveis e agora estou processada por quixa crimejunto com a Zulmira.
Come faço para enviar a minha história? Resumida esta no correio Brasiliense em Violações continuam

Nercinda Heiderick disse...

Uma observação: E-MAIL: nercinda.c.heiderich@hotmai.com

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.