sexta-feira, 8 de abril de 2011

REGISTRANDO

Soubemos ontem (07/04) que a medicação excepcional que só sai para esquizofrenia, será distribuída nos CAPS. Será que seria muito pedir a Associação Psiquiátrica Piauiense, a gerência de saúde mental, FMS, técnicos de saúde mental atualizados a organização de cursos de atualização em psicotrópicos para psiquiatras. Acredito que se a APP coordenar teríamos muitos adeptos. Usuários agradecem a oportunidade de acesso a medicações com maior poder de resolutividade para estabilidade dos sintomas. Sabemos de profissionais que não tentam, porque o louco tem ser "babão" e pronto. Mas sabemos de profissionais excelentes que se desdobram, alteram até o CID e receitam estas medicações que não servem somente em crises agudas de esquizofrenia, mas de outras patologias mentais também. Esperemos! Parte de nossas vidas consiste em espera...


Passamos no MP, sala da promotora Cláudia Seabra, atolada ou descascando até o teto abacaxis da saúde em geral. Mas como sempre sensibilizada com a saúde mental agilizou ofício notificando a SESAPI (Gerência de saúde mental) sobre a questão dos cárceres privados. Louco não esquece fácil! Não esqueci. Existem muitos casos no Piauí, é preciso acompanhar, senão reabilitar todos os encarcerados, existem casos de deficientes mentais, que precisam de uma reabilitação não só mental, como motora, etc, feita pelas APAEs, pelas dificuldades estruturais da rede de saúde mental, pelo menos reduzir o  número e impedir que novos cárceres se estabeleçam.
Muito cansada e atarefada com cuidados martenais, não compareci a reunião marcada para o final da manhã, com o promotor Igor Sampaio, dos Direitos Humanos da Promotoria Pública, mas somente adiamos.


Nosso muito obrigada do fundo do coração a xarôa Edileuza Moura, enfermeira, professora e amiga do ninho por se deslocar cansada, sábado dia 02, as três da tarde a meu encontro para entregar a mim livros de Dr. Edmar Oliveira, "Von Meduna e a filha do Equador" que o Ninho está revendendo com algum lucro para ajudar em nossas muitas despesas. Por sinal, o livro levanta toda a moral e o orgulho de ser piauiense, depois de um maruê da vida, sem falar que é um dos primeiros a falar do fechamento do Meduna, importante fato para quem estuda, atua ou pretende fazer TCC com a temática saúde mental no Piauí. Estaremos com eles a venda durante todos os sábados e domingo pela manhã, no  teatro da assembléia. Pode reservar seu volume: 9402-4035/8824-6343.

Continuamos precisando de militantes "urgente"!!!!

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.