terça-feira, 12 de abril de 2011

I CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS ESTADUAIS E GESTORES DOS MUNICÍPIOS DO PIAUÍ

CONVITE
 O Conselho Estadual de Políticas Publicas Sobre Drogas do Estado do Piauí – CEPD/PI em parceira com Associação Piauiense de Municípios - APPM, tem a honra de convidar V.Sa, para a I Capacitação dos Conselheiros Estaduais e Gestores dos Municípios do Piauí a se realizar no dia 02 de maio de 2011, horário de 8:00hs as 18:00hs, no auditório da APPM,localizado na Av. Pedro Freitas, em Teresina/PI, programação em anexo.
                          Contamos com sua presença
 
 
Célio Luiz Barbosa
                                   Presidente do CEPD/PI
CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS DO ESTADO DO PIAUÍ – CEPD/PI
 
 
Programação da I Capacitação dos Conselheiros Estaduais e Gestores dos Municípios do Piauí
 
 
08:00hs – Abertura e Composição da Mesa
08:10hs – Execução do Hino Nacional
09:00hs – Palestra do Dr. Aloísio Andrade – Presidente do Fórum de Conselhos Estaduais Sobre Drogas
10:00hs – Palestra do Senador Wellington Dias
11:00hs – Palestra do Sr. Manoel Teles – Representante da SENAD
12:00hs – Intervalo para Almoço
14:00hs – 2ª. Palestra do Sr. Manoel Teles – Representante da SENAD
16:00hs – Lanche
16:30hs – Fala do Presidente do CEPD/PI
17:00hs – Encerramento

Este dia de palestras é chamado de capacitação. É pouco para os únicos usuários de saúde mental (mesmo que não queiram), os dependentes químicos que foram para IV conferência de saúde mental. Percebam é um movimento que não colabora aqui no Piauí com o movimento de usuários de saúde mental, nós é que estamos sempre convidando alguns dos seus representantes para "palestrarem" sobre dependência química.
Fico a pensar o que esta capacitação de fato proporcionará de resultados efetivos a reabilitação de usuários Piauí a dentro, se a política de cuidados, porque não gosto da palavra enfrentamento, em crack, alcool e outras drogas está colocada dentro da política de saúde mental e nos municípios de até 20.000 habitantes, até janeiro em número de 25  temos os serviços dos CAPS  I, que uma de suas demandas é o atendimento da dependência química, 04 especializados em álcool e drogas, apenas um na capital de quase 900.000 mil habitantes. Por que não capacitar continuamente profissionais destes serviços, salários e boas condições de trabalho, sob o comando de uma gerência estadual comprometida com qualidade e com o usuário.
Acredito que a organização do evento e demais público não saíbam que dois projeto importantes na área foram aprovados pelo MS para execução em 2011, o Centro de Referência para Formação Permanente de Profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e familiares, SESAPI e UFPI, sob coordenação de Ivo Pedrosa. O outro projeto é a Escola de Supervisores Clínicos, pensado para capacitar profissionais de saúde mental para supervisão clínica em CAPS na questão da dependência química. Não sei se estão em execução. Mas os projetos foram enviados a coordenação nacional de saúde mental, álcool e outras drogas do MS, aprovados, com recursos para desenvolvê-los.
Se antes me cansava só normal pensando as políticas, executando, nos usando apenas como objeto de pesquisa, muito lenga lenga e acessibilidade nenhuma para nós, agora essa história de político "capacitando" me deixa tronxa. E o seminário da câmara, nunca mais ouvi falar ou recebi email.Os técnicos do Comitê estadual de enfrentamento ao crack estão lá em intermináveis reuniões, com certeza nos convidarão para ouvirmos políticos e representantes de orgãos oficiais. Não vou, desde já! Defendo o protagonismo do usuário, porque nem mesmo os de identidade mista, profissional e usuário são cotados como pensantes nestes processos.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.