quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL NA MINHA VIDA BIPOLAR

Relembrando  minhas psicoaprendizagens:
Enfrentamento de momento de tensão e expectativa evitando possibilidade de sintomatologia:
- Busca ou resgate de atividades prazeirosas: depois de uma manhã cansativa de lutas pessoais e militância, cheguei em casa com muita raiva, "estranhei" as pessoas de casa. Respirei fundo. Coloquei música para meditação, insenso suave, canela. Com dificuldades, mas adormeci. Sonhos tumultuados.
- Fui ao supermercado com minha filha comprar ingredientes para uma lasanha. Uma atividade que antes era dificil para mim, me causava impaciência, hoje me foi prazeirosa. Prestou, gente!
- O livro Amar, rezar e comer não sei onde está. Mas reli toda a cartilha do facilitador de apoio e suporte do Eduardo Mourão Vasconcelos. É sempre tão atual. Tenho que escrever um artigo sobre a saúde mental na primeira década do século XXI no Piauí. Aqui não consigo deixar o trabalho e a militância.
- Comprei uma revista de variedades, tem uma idéias sobre dietas. Pode ser uma boa meta, sem paranóia, perder alguns quilos. Atividade física, ainda não consigo, questão de organizar meu tempo.
- Disciplinada continuo todas as quintas-feiras indo a terapeuta naturista e ao passe espirita, as prátivas integrativas e complementares salvam a minha vida. Só estou devendo a clínica o suficiente para me preocupar.
- Seria bom descolar um namorado... que não quisesse casar. Só ir ao cinema, bares e viajar comigo.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.