segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DOCUMENTO À SECRETÁRIA DE SAÚDE - SESAPI

AMIGO NO NINHO – Rede de Apoio e Suporte em Saúde Mental do Piauí
CNPJ : 13.121.111/0001 – 06
Quadra 13 Casa 32 Renascença I
Telefones: (86) 9402-4035/8824-6343

OFICIO 02/2011


Senhora Secretária
Lílian Martins

Teresina, Piauí
31 de Janeiro de 2011


O “Amigo no Ninho: Rede de Apoio e Suporte em Saúde Mental no Piauí”, grupo composto por pacientes, ex pacientes psiquiátricos, familiares, estudantes, pesquisadores, técnicos de saúde mental, instituição ligada a Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME.
Enquanto movimento de usuários viemos novamente através deste expor nossas preocupações  com a escolha de um técnico  de saúde mental para o cargo de gerente de saúde mental que seja signatário  da consolidação da Reforma Psiquiátrica em nosso Estado,  ou seja, lutamos pela sensibilização do governo para melhoria dos serviços substitutivos ao modelo hospitalar/manicomial já implantados:  37 CAPS  envolvendo 30 municípios, a questão dos municípios com menos de 20.000 habitantes com necessidades de serviços em saúde mental e dependência química, financiamento próprio para manutenção das três residências terapêuticas, que resolva e dê tranqüilidade para seus moradores em relação a qualidade do imóvel alugado, alimentação, água, luz e telefone. O caso dos inúmeros casos de cárcere privado ainda existentes, queremos que os CAPS e atenção básica atenda com resolutividade a estas situações psicossociais. Vide anexo em DVD. A inclusão do Hospital Areolino de Abreu nesta rede, primando pela humanização do atendimento emergencial, mantendo a enfermaria de crise – ETAC, implantada judicialmente em 2010 com bons resultados para familiares e usuários. O cadastro de mais leitos para o serviço de Referência em álcool e drogas no Hospital do Mocambinho, segundo a portaria 2.842/2010 que admite até 30 leitos, o hospital só consta com  10 leitos que não tem atendido a demanda, dificuldades que se estendem a quase todos os municípios com leitos psiquiátricos em hospitais gerais já implantados ou que ainda resistem a efetivação destes, quanto a sub utilização e falta de qualificação de pessoal. Finalmente, selecionando entre outras necessidades, encerramos nossa exposição reivindicando dessa secretaria de saúde a transferência do CAPS infantil de dentro das dependências do Hospital Areolino de Abreu para um local mais territorializado com as comunidades pobres atendidas por aquele centro, como recomenda o Termo de Ajuste de Conduta assinado por Dr. Telmo Mesquita, substituindo o secretário Assis Carvalho, em 15 de janeiro de 2010 mediante o Ministério Público.
Pedimos encarecidamente que vossa senhoria possa apreciar os nomes dos técnicos que sugerimos por acreditarmos que vossa escolha recairá sobre critérios técnicos mais que políticos. Estes profissionais são conhecedores da política nacional de saúde mental da atenção psicossocial e comprometidos com resultados finais, que só nós usuários sabemos como somos e queremos sermos tratados realmente nos serviços. Insistimos nos nomes de:
 .- Leidimar Alencar – Assistente Social / ex coordenadora da DUVAS
- Ralph Webster C. Trajano / Psiquiatra /  ex Diretor Clínico HAA
- Edileuza Moura / Enfermeira / Comissão Estadual de Saúde Mental/FMS
- Cristiane Moura Fé / Assistente Social/ Coordenadora interina da SUPAT




Contando com sua sensibilidade,



_______________________________________
Maria Edileuza da C. Lima
                  Presidente

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.