terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MEDIAÇÃO FAMILIAR

Transtorno mental e o cuidado na familia é o livro de Lúcia Cristina dos Santos Rosa, fruto de um dos seus doutorados, Cortez, 2003, para nós ex alunos e "agregados" dessa teórica que vem há muito registrando, desde a década de 80, todos os acontecimentos da saúde mental do Piauí é sempre um prazer contribuir com seu trabalho. E mais ainda contar com sua vasta bibliografia em trabalho nosso sobre a questão. Estamos lhe devendo a divulgação dos seus livros por aqui.
A breve introdução é para registrar um problema sempre à nossas portas que são os conflitos familiares, onde o louco na maioria das vezes sai perdendo em estima, em direitos, por descaso, descuido, agressão e até a morte na rua, nos quartinhos com grades, esquecidos em algum lugar. Temos caso de intervenção no Ninho que só podemos esperar que não aconteça o pior, familiares desamorosos, que não tem pena nem dó do louco. É muito dificil sensibilizar sobre saúde mental, a peculiaridade da vivência com sintomas psicóticos, a maneira de ver e perceber a realidade que não condiz com os padrões da normalidade aceita. Ou acreditar na possibilidade de reabilitação psicossocial, numa funcionalidade vivendo sob condição psicótica, remissão de sintomas, vida sob autogerenciamento, amor, trabalho, educação, todas as possibilidades de acessibilidade para qualidade de vida de uma pessoa vivendo com transtorno mental.
Mas a lida continua. Pensamos em confeccionar oficinas temáticas com familiares num ambiente de convivência e cultura, espaços inexistente ainda em Teresina. Mais uma coisa: se você tem um parente internado em hospital psiquiátrico, receba-o com acolhimento, carinho. Amor cura! 

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.