terça-feira, 25 de janeiro de 2011

LOUCA SIM, OMISSA NUNCA !!!

Novo (a) gerente de saúde mental da SESAPI
No primeiro momento pensei em não envolvimento no processo, medo de adoecer, exposição, tensão. Mas o Ninho é um grupo, e então decidimos por fazer um documento no qual sugerimos alguns nomes de técnicos que sabemos adeptos da Reforma Psiquiátrica, comprometidos e que fazem interlocução de alguma maneira com o movimento de usuários. Já há um documento anterior elaborado por técnicos para a permanência de Gisele Martins no cargo, que merece toda nossa consideração pelo seu trabalho de Hércules. Apenas preocupados que o cargo seja ocupado por técnicos desconhecidos e indiferente ao movimento, sugerimos mais nomes para apreciação: Leidimar Alencar, Ralph Trajano, Cristiane Moura Fé e Edileuza Moura. Deixamos ontem no gabinete da secretária de saúde Lílian Martins nas mãos da assessora Silvana, que nos prometeu uma possível audiência com a secretária. Estou nos cascos. Santa fragilidade!!!

INTERVENÇÃO COMPLICADA, TIPO ASSIM: MISSÃO IMPOSSÍVEL
Cá estou eu há algumas semanas tentando armar a rede numa ação de socorro dentro de um conflito familiar. Usuário classe média no Meduna ( ainda tem uns arremedos de apartamentos) , prédio imenso, fantasmagórico. Um irmão em casa, querendo matá-lo. Assistente social, neguinha da periferia, eu falando e um carro buzinando é a mesma coisa: apenas a familia sai da frente sem olhar. 
Bati a rede de cabo a rabo, como se diz por aqui, não consegui sensibilizar nem um profissional da área psi, militante de movimento gay (os irmãos são gays de meia idade), advogado dos direitos humanos para uma mediação familiar. Nada. Entregar para Deus e minha equipe invisível.
Decepcionante, o Ninho já acompanhou crises mentais de prostitutas, procuramos a APROSPI, associação das prostitutas do Piaui, não nos ajudaram em nada. Alguém mandou internar. Vários usuários gays e os movimentos da causa homoafetiva são bastante articulados, muita gente intelectualizada, mas hoje novamente me mandaram procurar o "governo", os serviços públicos. Não é conosco. Movimento negro, terreiros vivem na secretaria de saúde promovendo eventos de saúde, nunca se fala de saúde mental e como atendemos negros. Armar redes sem armador é coisa de louca mesma, caros!

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.