sábado, 1 de janeiro de 2011

CRISE

Duas máximas, a felicidade não é deste mundo, é uma máxima cristã que compreendo na minha simplória inteligência espiritual como um estado emocional de difícil acesso a alguns mais sensíveis: como está feliz mesmo com saúde, amor, dinheiro, fama, beleza e outros se do lado do nosso castelo, há uma imensidão de miseráveis, doentes e estropiados? A infelicidade está no desejo é uma máxima budista. Entendo menos ainda de budismo, mas interpreto como uma habilidade de resignar-se ante o "não ter", numa sociedade do consumo e do status, do culto a juventude e da prosperidade, é extremamente difícil, somente para monjes  franciscanos. Então estaremos todos nos finais de ano da vida sempre infelizes, infelicidade causa uma imensa desarmonia. Desarmonias íntimas imensas e que parecem insuperáveis: sintomatologia a vista.
Como no final de ano passado, tivemos vários amigos em crise, este ano infelizmente igualmente ou numa maior proporção. Deveríamos termos feito um plano de ação emergencial, mas como sempre afirmo por aqui, o Ninho é constituído basicamente de pessoas todas suscetíveis às fragilidades dos sintomas. Tentamos sensibilizar agumas outras pessoas em rede, só que nesse período parece férias coletivas, não se encontra "terapeutas" de plantão. Particulamente com décadas de prática começo o ano saudável, medicação e práticas integrativas suatentam minha estabilidade ... infeliz por ver tantos em crise e a intervenção do Ninho bastante limitada.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.