terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CADÊ A SAÚDE MENTAL ENTRE AS PRIORIDADES DO GOVERNO DA SAÚDE?

Governo define metas para setor social
17/01/2011 13:39
por Vanessa Mendonça

Reunião com secretariado

Os gestores das Secretarias Estaduais de Saúde (Sesapi), Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Trabalho e Empreendedorismo (Setre) e Assistência Social e Cidadania (Sasc) reuniram-se com o governador Wilson Martins na manhã desta segunda-feira (17), no Palácio de Karnak, para definir as ações prioritárias do grupo Social II nos próximos seis meses. Wilson Martins reafirmou a saúde como prioridade do Governo.
A secretária estadual de Saúde, Lílian Martins, apresentou as metas da Sesapi, dentre as quais o governador destacou: regulação da Diretoria de Assistência Farmacêutica, do Hospital Getúlio Vargas, da Maternidade Dona Evangelina Rosa e do Hospital Regional de Picos; criação do Comitê de Entes Públicos para possibilitar a confecção de pareceres técnicos para embasar decisões judiciais na área da saúde (fornecimento de medicamentos excepcionais e transporte de pacientes, por exemplo); além de ações estruturantes, como a conclusão da reforma do HGV.
"O Sistema Estadual de Regulação é prioridade. Queremos manter o atendimento nos municípios; estamos enviando o dinheiro para o interior, mas na urgência as pessoas acabam procurando primeiro a capital", comentou o governador. "Saúde é a queixa principal da nossa população. Precisamos dar uma resposta para essas queixas", acrescentou.
A secretária Lílian Martins ressaltou os avanços alcançados na saúde nos últimos sete anos, mas acrescentou que ainda há muito a ser feito. "Há outras metas nas áreas de atenção integral à saúde, aumento do controle da vigilância sanitária, incremento das ações de redução da mortalidade materno-infantil, melhoria da notificação em saúde", enumerou.
Durante a reunião, Wilson Martins destacou a importância de as ações realizadas pelo Governo do Estado seguirem um planejamento rígido, com estabelecimento de metas e cobrança de resultados. "Precisamos fazer mais com menos, colocar a cabeça para funcionar para sermos mais eficientes utilizando melhor os recursos públicos", destacou.
Principais metas por Secretaria do grupo Social II
Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid): Realização de três fóruns regionais para inclusão da pessoa com deficiência; da 1ª Paraolimpíada do Piauí; capacitação de gestores municipais e operadores de políticas públicas; ampliação da expedição de carteiras do passe livre intermunicipal; ações de prevenção de deficiências (como campanhas educativas sobre educação no trânsito); ampliação da Rede Estadual de Reabilitação; incremento de ações nas áreas de acessibilidade, inclusão produtiva no trabalho e renda e inclusão digital de PCDs.Secretaria Estadual de Trabalho e Empreendedorismo (Setre): Fortalecimento do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda; ampliação da oferta permanente de cursos; ampliação do atendimento; instalação do Banco de Qualificação de Guaribas; renovação de contrato com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e incremento das ações do ProJovem Trabalhador; abertura das unidades do Sistema Nacional de Empregos nos municípios de Barras, Paulistana e Campo Maior e ampliar em 25% o índice de emprego formal.
Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc): Realizar as Conferências Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional e de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT); publicar os Planos Estaduais de Políticas Públicas da Igualdade Racial e LGBT; incrementar ações como o Caminhão Digital, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, ProJovem, Bolsa Família, Economia Solidária, Cidadão Mirim e Pelotão Mirim; concluir e equipar o novo Centro de Internação Provisória.
Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv): Realizar o Fórum Estadual de Políticas Públicas para Juventude e a II Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Juventude (prévia da Conferência Nacional Estadual de Políticas Públicas para a Juventude); divulgar e implantar o Plano Estadual de Políticas Públicas para a Juventude; promover ações de prevenção ao uso de drogas, de orientação sobre conduta responsável no trânsito e de incentivo ao sexo seguro.


Como diz Edmar Oliveira pouca gente entende de políticas de saúde mental.Sobra para quem o prejuízo? Respondo: para nós usuários. Hoje temos 37 CAPS implantados em todo o Estado, são serviços que atendem e fixam alguns usuários em seu território, garantem inserção social destas pessoas na comunidade, menos naquelas gestões municipais que desinteressadas ainda enviam a ambulância para o HAA e esquecem pacientes neste hospital, como Bom Jesus que tem paciente de alta desde julho de 2010, o CAPS sem coordenação por seis meses por conta de licença maternidade da coordenadora e agora de férias. Não há quem responda pelo serviço e fica por isso mesmo. Adianta enviar dinheiro para o certos municípios? Há vários leitos psiquiátricos em hospitais gerais, diga-se sub-utilizados. Quatro residências terapêuticas mantidas pelo Estado, com luz constantemente cortada. Vários municípios com menos de vinte mil habitantes em busca de implantação de serviços que atendam a dependência química. Mas meus caros leitores piauienses enlouqueçam comigo, imaginem que há especulações que a nova gerente de saúde mental do estado será a enfermeira Márcia Astrês, diretora do HAA por quase todo o governo petista, técnica bastante ligada a Associação Psiquiátrica Piauiense (APP) que corrobora com a mentalidade da psiquiatria tradicional. Especulação ou não, Márcia Astrês Fernandes tem seu nome do Diário Oficial do dia 10 de janeiro, número 006, continuando como diretora do HAA.
Bem, são as voltas que a política dá. Esperemos, que  mais da metade de nossas vidas consiste em sempre esperar o amanhã. 

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.