terça-feira, 4 de outubro de 2011

RESPOSTA AO COMENTÁRIO DOS FILOMENENSES

Caros senhores blogueiros, com respeito ao povo da sua terra enaltecida por vocês neste canal de comunicação virtual venho postar minha indignação diante de tal vídeo Luana Grectchen Two, só o nome já uma zombaria que não fariam com uma menina normal ou seja que não fosse portadora de transtorno mental e tivesse familia estruturada. Cadê os pais de Luana? Ela é menor? Faz tratamento psiquiátrico? Estuda? Em resposta a seu comentário em nosso blog, respondo que uma pessoa com transtorno mental pode sim viver normalmente, eu sou formada em Serviço Social e Sociologia, crio filho, sou concursada e um dia tive crises agudas de não saber o que fazia e se tivessem aparecido pessoas como vocês que em vez de cuidar da minha saúde tivessem explorado o lado esdrúxulo da loucura. Não precisamos conhecer Luana, coisa que vamos fazer, para defender seus direitos enquanto ser humano... não precisa falar palavras de baixo calão, só a ironia de chamá-la de beldade, que subiu ao palco aos trancos e barrancos, e se percebe mesmo que a moça se desequilibrou,limpando o joelho. Vocês cumpriram os 3 desafios, 1.humilhação: pedindo um real p/ o ingresso. 2.Jogaram a moça no palco "aos trancos e barrancos" como está na legenda. 3. Mais humilhação, menosprezo:conseguir um beijinho na testa do outro ser humano insensível Francis Lopes, que se aproveitou na cidade alheia, ganhando o dinheiro dele, sei lá o que ele poderia aceitar no palco. Espero que vocês realmente sejam amigo da Aurenisia que também usa medicação psicotrópica e hoje não estava bem.
Nós iremos procurar o MP para saber mais sobre esta moça e como poderemos ajudá-la na questão de sua saúde. Bem e longe de pessoas preconceituosas como vocês, foi isso o que motivou o comportamento de vocês,não realizar o sonho de bailarina de Luana, ela possa quem abe mesmo ser uma bailarina, aqui em Teresina tem vários profissionais de dança que fazem trabalho sérios com inclusão.
Publicarei esse comentário em nosso blog também. Acredito que não terão coragem de publicá-lo para que municipes não comecem também a questionar, porque não é possível que todos pensem em Santa Filomena que se pode maltratar pessoas com transtornos mentais sem nenhuma punição.
Att,
Maria Edileuza

Um comentário:

FILOMENENSES disse...

Maria Edileuza,

Vocês estão vendo o vídeo a partir dos conceitos que vocês têm. A Aurenísia atribuiu "loucura" ao "problema" de Luana. Luana é uma garota normal. Foi casada. Teve filho. Estuda. Vocês estão fazendo "tempestade em copo 'água. Fazendo "alarme" com uma realidade desconhecida de vocês. Vocês perguntaram a Luana se ela se sentiu ofendida? Vocês interpretaram a legenda com o olhar de vocês. A partir do mundo de vocês. Nós brincamos. Nós não debochamos dela. Isso eu nunca fiz e nem faço. Não fomos irônicos. As tarefas que vocês disseram que cumprimos não tinha o objetivo de humilhá-la. Fico feliz se a partir disso Luana tenha assistência por parte das autoridades para fazer seu sonho possível. É quanto a isso que a senhora deveria se preocupar. Antes de tratar a gente como "muleques", deveria vir aqui saber do trabalho que a gente faz. Da preocupação que temos para fazer desse lugar pacato um espaço para a socialização, o bem estar. Você reparou no quanto Luana se sentiu feliz ao ouvir as pessoas gritarem seu nome? Na montagem do vídeo tratamos Luana como artista. Ela se sentiu realizado por ter tido a oportunidade de ser vista como alguém que tem sonhos. Luana vive em condições muito baixas. Sabe, se eu for contar iria precisar de bastante espaço. Mas digo que muitas vezes passei da escola onze horas da noite e via Luana a andar sem destino pelas ruas da cidade. E leva ela em casa, conversava com ela, brincava com ela. Tratando-a com respeito. Você não entendeu e portanto não tem o direto de usar o seu espaço para criar uma imagem vulgar a nosso respeito. Luana fez tudo por livre e espontânea vontade. Luana não é louca! Ela sabe o que faz! Eu me admiro uma profissional formada se posicionar dessa forma. Julgando as pessoas e expondo pontos de vista com a pretensão de manchar a imagem de que trabalham, que contribuem com a sociedade. O vídeo foi feito a apartir de nosso universo. O que seus olhos veem com ironia e deboche, a gente ver com senso de humor e amizade. Pois digo, Luana tem pai sim, Tem mãe sim. Tem professores, tem irmãos, tem amigos. E pode ter certeza, que esse vídeo só a valorizou ainda mais a imagem dela aqui na cidade. Duvida? Acha que falo só pra tentar me defender? Nós filomenenses até convidamos a senhora para vir em nossa cidade, será muito bem recepcionada por esse dois "muleques" e conhecerá a Luana, a quem chamam de "louca".

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.