quinta-feira, 27 de outubro de 2011

NORMALIDADE NÃO EXISTE!

Saudade de Nilo Neto, companheiro de Floripa.
Conversando com Ailton falamos de conhecido psiquiatra por quem temos carinho e tememos por sua saúde mental. Lúcia Rosa em sua nova pesquisa trabalha com o sofrimento psiquico do trabalhdor nesa área. Algumas profissionais do Serviço Social, acredito por ficarem com a função de viabilizar na equipe a solução das questões sociais, questões maiores de inclusão que independem delas individualmente numa sociedade que ainda nega uma identidade positiva para a pessoa com transtorno mental, estigmatiza e discrimina, parecem-me bem mais afetadas na sua saúde que psicomatizam, conheço algumas que adoecem fisicamente com mais frequência, pode até ser resultado de estresse crônico do contato direto numa nova clínica que exige mais que um "paciente colaborativo", mas que ele esteja integrado na comunidade.
Deveremos cuidar do cuidador, seria bem interessante a oferta de várias práticas integrativas e complementares pelos gestores para estes profissionais, desde a yoga, Biodança, danças circulares, práticas da medicina chinesa, caminhadas orientadas a um spa em Parnaíba. Não é delirio leitores, reconheço andando pelos  serviços o cansaço, o estresse que pode ocasionar outras doenças a este trabalhdor (a).

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.