quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PARA DESCONTRAIR: HAA COMEMORA O DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

Pra descontrair - 05/10/2011 às 21:35h

Hospital Areolino de Abreu Comemora o dia da Saúde Mental

As comemorações começam no sábado (8) e seguem até a segunda-feira (10)


O Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu (HAA) preparou uma programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de Outubro. As comemorações começam no sábado (8) e seguem até a segunda-feira (10).
O evento acontecerá no próprio Hospital, a partir das 8h, e tem como público-alvo os pacientes, os familiares e os servidores. A abertura contará com a apresentação teatral Um pequeno Grão de Areia, feita por pacientes do Hospital; em seguida, o Balé da Cidade de Teresina fará uma apresentação no pátio interno de visitas do HAA.
No domingo (9), a programação terá início com uma missa celebrada pelo padre João de Deus; após a celebração, uma matinê será animada pela banda de forró Três Contigo. Já na segunda-feira (10) acontecerá uma mesa-redonda para discussões sobre o Dia Mundial da Saúde Mental. Autoridades e profissionais de saúde farão pronunciamento sobre o assunto e, após as discussões, será servido um coffee break entre os presentes.
Na oportunidade, também serão expostos telas e outros trabalhos artísticos produzidos pelos pacientes do HAA. A solenidade acontecerá no pátio externo do ambulatório do Hospital e será animada pela Banda 16 de Agosto.
A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na Lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. A data 10 de outubro foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar as políticas de humanização.

180 graus 

Rsrs... "A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na Lei 10.216/02 (É 2001), busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária". Ainda não é o caso do Hospital Areolino de Abreu, talvez se a atual gestão o transformasse em uma pensão protegida, tirasse aquelas grades dos enfermarias ainda com caras de pavilhões, ele ainda é uma instituição com características asilares como também diz a lei 10216, § 3o .Mas, graças a deus todos os dias a ambulância do SAMU com a policia deixam em suas portas "filhos enjeitados" de uma sociedade que ainda não aprendeu a cuidar melhor de seus loucos. Que seja o HAA com seus 104 anos e seus portões 24 h abertos a comemorar o dia Mundial da saúde mental. Acabou o movimento de Reforma Psiquiátrica no Piaui, pelo menos neste momento estagnou o lado "extra-muros", aquele que caracteriza nacionalmente as ações na comunidade acadêmica, dos movimentos sociais e etc de combate intransigente às práticas manicomiais. Infelizmente não é um fenômeno somente nosso, espero que minhas projeções da RPB enquanto processo histórico que não deverá ser barrado por forças das lutas íntrinsecas a todos os processos de mudanças sociais como a abolição negra e as conquistas femininas por exemplos sejam as mais aproximadas da realidade. E que o momento de estagnação da reforma no Piauí seja reversível pela tomada de consciência da gestão e técnicos com a cobrança continuada de usuários e 
familiares pelo cumprimento de direitos da pessoa com transtorno mental preconizada pela reforma.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.