quarta-feira, 12 de outubro de 2011

FELIZ DIA HIPERATIVO DAS CRIANÇAS

Este personagem infantil da turma da Mônica chama-se Zé Lelé, é um caipirinha primo do Chico Bento. Imagina, sem CAPS i no interior do Piauí, acaba numa APAE, porque os CAPS I, tem por dever atender, mais no máximo fazem o ambulatório, quaisquer outra intervenção encaminham para uma APAE se houver na cidade. Percebam, são crianças psicóticas, não deficientes mentais. Não tem nenhuma chance com um único CAPS i, no Estado, anexo do HAA, culturalmente manicomial. Neste dia da criança, faço uma promessa com Nossa Senhora Aparecida ( o Estado só laico no papel) que nossas gestoras se sensibilizem quanto a gravidade do problema da existência destas crianças, que a escola percebe que há algo diferente com elas: falam sozinhas, dizem que vão matar, escalam muros e paredes, só suportam ficar até o recreio na escola... enfim agem como se estivessem numa crise de uma patologia mental.
Vivo no SPC da santa, mas prometo que se a FMS abrir mais dois CAPS i, e ou um serviço em parceria com a SEMEC e SEDUC ( Centro de Referência em Educação Inclusiva para Saúde Mental) com acompanhamento  a familia pelos órgãos da assistência social CRAS e CREAS, levantar fundos todos os anos para uma festa para crianças atendidas nestas instituições. Não é fácil cumprir esta promessa. Criança louca não comove tanto as pessoas.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.