domingo, 30 de outubro de 2011

GERENCIANDO SINTOMAS

Todos os meses tenho um pré-surto no período pré-menstrual. Nem o psiquiatra e nem o ginecologista nunca deram jeito. Acho que estou sintomática com todo o pavor que sentimos a uma crise aguda. E de repente a menstruação desce e é como o cérebro tivesse sido destampado. Alívio.
Fazer a medicação rotineira. Sair para passear, a qualquer custo, disposta a relaxar, ajuda. Ou fazer outra atividade em grupo, acolhedor de preferência, tenho  tendência a fobia social, fico com vontade de ficar quieta dentro de casa. Sozinha, os monstros tomam forma. Então lá vou eu com filhinha comer quaisquer coisa nos bares, pizzarias, lanchonetes ou sorveteria e vou parando pelo caminho. Deixo a logorréia solta e o botão ligado, do ouvido que diz também: escutar. Filhinha encontra amiguinhas em todo lugar. As pessoas exclamam que estou saudável. Volto mais "resiliente", com menos mau humor. Tomo chá para digestão. Penso em dormir. Até mais amigos do Ninho.
Falando em relaxar a Mostra de Direitos Humanos com entrada franca é uma boa tentativa. Bom escolher o documentário ou filme lendo a sinopse, quase todos são baseados na realidade, bom observar se seu humor suporta, se vai melhorar ou piorar seu ânimo, mas geralmente tenho gratas surpresas, com abordagens temáticas que só enriquecem a todos como seres humanos e cinema de qualidade sempre é bom, seja pela história em si ou pelos recursos os mais diversos usados pelo cineasta, sem necessariamente ser recurso especial.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.