quarta-feira, 26 de outubro de 2011

TARJA PRETA NA TESTA: SEM PRECONCEITO!!!

Segunda-feira, 24 de Outubro de 2011.

Assembleia Legislativa lembra Dia Mundial da Saúde Mental

A Assembleia Legislativa do Piauí homenageou hoje, com uma sessão solene, o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no último dia 10 de outubro. Foi a primeira vez que o Legislativo piauiense lembrou a data. A sessão, bastante prestigiada, contou com a presença de vários deputados, autoridades e diretores da Secretária de Estado da Saúde, além da secretária Lilian Martins. Antes da abertura dos trabalhados foi realizada uma apresentação do coral do Centro de Atenção Psicossocial de União.

O deputado estadual Tadeu Maia Filho, autor do requerimento da sessão, disse que a Assembleia Legislativa deu mais um passo significativo ao lembrar a data pela primeira vez.
“Só o fato de estarmos pela primeira vez abordando essa temática, já é uma data histórica. Estamos aqui hoje reunidos para ressaltar a importância da saúde mental em nossas vidas. A saúde mental é fundamental para manter nosso equilíbrio emocional, tomar decisões. Quando falamos em saúde mental visualizamos uma pessoa com doença mental, mas é justamente o oposto”, afirmou o parlamentar.

Para Tadeu Maia, a população e poder público devem dar as mãos por esta causa. “O Piauí hoje está com uma grande política positiva para a saúde mental. Hoje já são 44 Caps em todo o Piauí. É uma noticia que nos deixa bastante animado”, afirmou.

Leda Trindade, gerente da Coordenação de Saúde Mental da Sesapi, disse que a sessão realizada pela Assembleia mostra que a causa não é solitária. “Muitos de nós se perderam no meio do caminho por falta de um suporte. Outros foram jogados à margem, vitimados pelo preconceito e pela tarja preta afixada na testa. Estamos fazendo a nossa parte”, afirmou.

De acordo com a gerente, o Piauí possui hoje 44 Caps, sendo que a meta é chegar a 54 até fevereiro de 2012. “Estão em processo de implantação, a liberação de leitos psiquiátricos nos hospitais gerais, sendo dez no Getúlio Vargas, como também nos hospitais regionais de Picos, Parnaíba, Floriano, Campo Maior, Piripiri, Piracuruca, Amarante e Água Branca”, afirmou.

A secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, lembrou os 10 anos da Lei 10.216, que institucionaliza a Política Nacional de Saúde Mental. “Essa lei é a construção do SUS na Saúde Mental, ou seja, ela dá uma base de apoio para tratamento. Hoje o tratamento tem uma base de apoio mais comunitário, na sua cidade. É um modelo de atenção aberto com base nos serviços na comunidade. O paciente fica mais inserido no contexto social em que ele vive”, declarou.


Para Lilian Martins, a sessão realizada pela Alepi proporcionou um momento que serve de alerta para a população.  "Estamos tratando de forma diferente a Saúde mental. A saúde pública tem que estar atenta a esse quadro. No mundo hoje são 420 milhões de pessoas com transtorno mental”, destacou a gestora.


Após o encerramento de seu discurso, Lilian Martins entregou um certificado com uma arte feita por um paciente de CAPS, ao presidente da casa, Themistocles Filho, como forma de agradecimento pela iniciativa de comemorar a Dia Mundial da Saúde Mental.


Graças às políticas adotadas pela Sesapi, atendendo ao que determina a reforma psiquiátrica, em 2011 o Hospital Areolino de Abreu reduziu em 50% o número de internações. Atualmente, três residências terapêuticas acolhem 30 pessoas com transtornos mentais. A Secretaria de Saúde já concluiu o projeto do Centro de Referência Feminino em tratamento e recuperação AD- Álcool, crack e outras drogas. Estão sendo implantados três CAPS AD III, 24 horas, em Teresina, Floriano e Parnaíba. O Piauí é o quarto do Brasil a instalar CAPS nesta modalidade.

Não conheço o deputado Tadeu Maia Filho. Será que ele conhece um CAPS? Interessante como este governo "atrai" estranhos para o ninho da saúde mental. Não entendi, falar em saúde mental e só visualizar gente normal, equilibrada emocionalmente. Eu hem? E as pessoas que vivem e convivem com transtornos mentais, usuários e seus familiares. Doença mental existe.
O coral maravilhoso de União (cheguei já no final da solenidade, estava com minha filha na terapia fonoaudiológica, não a deixo mais para militar pela saúde mental neste governo), a regente foi logo me contando que tinha sido sumariamente demitida pelo prefeito de União. Que também não sei quem é. Uma pena. Enviei email para a gerência, prefeito chato sô!!!
Mas minha politica é manter minha saúde. Militei pelas beiradas. Consegui conversar com Dr. Carlos Alberto e Dr. Edwirton, o primeiro é um apaixonado pela saúde mental infantil e o segundo, jovem psiquiatra, trabalha também em CAPS e preside a APP, pedi ajuda destes para o fortalecimento da luta pela implantação dos ambulatórios infanto- juvenis nas periferias, sonhando com equipes multiprofissionais: psiquiatra, psicólogo escolar de preferência e psicopedagogo clínico pelo menos. Agradeço sempre a atenção de ambos, acredito que sinceras, sinto que não é aquela coisa "de vamos ouvir a louca, pra não contrariar". Quanto ao CAPS i a secretária já bateu o martelo, vai reformá-lo, sem obedecer o MP, sobre a retirada deste do espaço hospitalar, entreguei para Nossa Senhora Aparecida. Agora é entre Dra. Lilian e a santa, vença a mais poderosa.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.