quarta-feira, 5 de outubro de 2011

XI SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMILIA E COMUNIDADE

DATA: 07 de outubro de 2011
LOCAL: Auditório do HEMOPI
A PARTIR DAS 8:00
O Amigo no Ninho participará da mesa das 10:00 h: Redes de Apoio ao Usuário de Saúde Mental no Piauí

Eu já havia decidido não participar dessas mesas que chamam usuário para falar e depois ninguém ouve. A platéia levanta para ir embora, os técnicos que coordenam chegam até a gritar para usuário calar a boca. Temos logorréia, necessidade de expressão reprimida, já ouvimos ou pelo menos conseguimos ficar parados "ouvindo" algumas meias dúzias de doutoras e doutores falando a nosso respeito, e na nossa vez, nos mandam calar a boca. Já vi muitas vezes.
Já havia dito para mim mesma que só iria para uma mesa de discussão como profissional e é assim que me posicionarei nesta, o fato de viver com transtorno mental é apenas uma condição de existência e a luta pelos direitos em saúde mental foi uma causa social que abracei, com mais propriedade, porque também tenho sintomas, mas não me tratem como a "doidinha que deu certo". Sei falar da causa porque desde 2003 estudo sistematicamente, escrevi academicamente, atuei como profissional e hoje sou militante de uma ONG.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.