quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SUICÍDIO E SAÚDE MENTAL

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é lembrado no dia 10 de setembro

            Uma pesquisa do núcleo de epidemiologia psiquiátrica da USP concluiu que 9,5% da população urbana brasileira já tiveram pensamentos suicidas e 3,1% tentaram tirar a própria vida. O resultado foi apresentado às vésperas do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado anualmente no dia 10 de setembro. Diversos postos do Centro de Valorização da Vida - CVV farão palestras e atividades públicas para lembrar a data e levar a público o problema de saúde mundial.
            De acordo com o CVV, o Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul são os estados com maior índice de suicídio no país. A entidade atua em quase todos os estados brasileiros oferecendo apoio emocional. Os voluntários têm o papel de conversar com todos que buscam apoio, sem direcionar caminhos para os problemas vivenciados, mas sendo alguém com quem compartilhar as situações diversas. O CVV entende que a ação de acolher e compreender tem papel especial para que a pessoa consiga refletir e buscar seus próprios caminhos e escolhas. 
           Embora não haja um estudo oficial, o CVV informa que o aumento da procura por atendimento se deve ao fato de muitos estarem cada vez mais cercados de pessoas, mas se sentindo sozinhos ao mesmo tempo. O Ministério da Saúde trata o suicídio como caso de saúde pública e recentemente reconheceu o CVV como a única entidade do terceiro setor no Brasil que faz o trabalho de prevenção e valorização da vida. Para o CVV, “isso demonstra a validade do trabalho da entidade, durante os mais de 49 anos de atuação a nível de Brasil e 25 anos de atuação em Teresina, e aumenta a sua credibilidade junto ao público”.
           De 2005 a 2009, o CVV recebeu mais de um milhão de contatos por ano. De acordo com a pesquisa divulgada pela USP, de 1987 a 2007, a taxa anual de suicídios no Brasil aumentou 36%, pulando de 3,44 por 100 mil habitantes, para 4,68. Prestes a completar 50 anos, em março de 2012, o CVV conta com 2.000 voluntários em 40 postos distribuídos pelo Brasil, e oferece apoio emocional 24h por dia. O atendimento no CVV em Teresina pode ser feito através do telefone 3222-0000 ou, ainda, através de atendimento pessoal no Posto situado na Rua Álvaro Mendes, 861, no prédio da SEMTCAS. 
        A título de esclarecimento, o atendimento da rede CVV em Teresina sempre foi feito através da entidade denominada Grupo de Apoio Fraterno – GAF sem, entretanto, utilizar-se a logomarca CVV. A partir de agosto do corrente ano, o GAF foi autorizado a fazer uso da logomarca CVV, a qual já é bastante conhecida da população brasileira, notoriamente nas grandes capitais do Brasil, onde há bastante tempo prestam relevantes serviços à comunidade no tocante à prevenção do suicídio.
         Caro amigo, repasse esses informes aos seus contatos através da internet, de forma a divulgar a disponibilidade de apoio emocional àquelas pessoas que necessitam e que podem valer-se do atendimento GRATUITO do CVV em Teresina, através do telefone 3222-0000.
         
           Agradeço sua colaboração em divulgar este e-mail!!!

                      Eyder Mendes Vilanova e Silva
          Coordenador de Divulgação - Posto CVV Teresina


Teresina é uma das capitais de expressivos números de suicídios notificados. Minha preocupação é especialmente com o sobrevivente de tentativas, por que sem um atendimento seja médico psiquiátrico, psicológico, prático integrativo continua com ideação suicida. Lembro de um caso de um cunhado de uma vizinha: tentou suicidio por enforcamento, por pouco não consegue, levado a uma urgência médica, n outro dia já estava no trabalho, um metalúrgica de periferia. O rapaz se refugiou no álcool. Não soube mais dele.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.