terça-feira, 27 de setembro de 2011

QUAIS SÃO OS NÚMEROS REAIS DO SUICÍDIO EM TERESINA?

O Centro de Valorização da Vida - CVV é uma das organizações não-governamentais mais antigas do Brasil - em 01/03/2012 completará 50 anos - é um serviço reconhecido como de utilidade pública federal pelo decreto lei nº 73.348 de 20 de dezembro de 1973, e o que pouca gente sabe é que desde o ano de 1985 existe um posto do CVV em Teresina prestando esse tipo de ajuda humanitária de cunho emocional.

O CVV é um serviço voluntário e gratuito de apoio emocional, oferecido a todas as pessoas que querem e precisam conversar sobre suas dores e descobertas, dificuldades e alegrias.  O CVV é associado ao Befrienders Worldwide (
http://www.befrienders.org/ ), entidade que congrega instituições de apoio emocional e prevenção do suicídio em todo o mundo.
Em 2004 e 2005 fez parte do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para definição da Estratégia Nacional para Prevenção do Suicídio. 

Conheça um pouco das ações desenvolvidas pelo CVV acessando o link a seguir:
http://www.cvv.org.br/site/boletins/boletim_437/index.html o BOLETIM ONLINE mostra detalhadamente as cidades onde existe um posto CVV, como são desenvolvidas suas ações, apresentação das comissões nacionais/regionais, e comunicação interna/externa, etc. 



O CVV é um trabalho voluntário de atendimento ao público que vê "o Outro em primeiro lugar", acolhe com integralidade independente de classe social, clero, raça, sexo, etc. assegurando sigilo e confidencialidade em seus atendimentos gratuitamente. É um trabalho apolítico, desvinculado de religião e sem vínculo empregatício, atende todos os dias, inclusive domingos e feriados, e os voluntários desenvolvem ações comunitárias em empresas, colégios, presídios, ógãos/eventos públicos e privados.


O voluntariado do CVV em Teresina atende por telefone e pessoalmente no Posto de Atendimento localizado na Rua Álvaro Mendes, 861, Centro, atrás da Prefeitura Municipal de Teresina, em uma sala cedida pela SEMTCAS – Secretaria Municipal de Trabalho,Cidadania e Assistência Social.

Finalizando, gostaria de solicitar a você que me ajude a divulgar o trabalho voluntário do CVV em Teresina repassando este e-mail a todas as pessoas de sua lista de amigos na internet...conto com sua colaboração nessa “corrente do bem”.....

Um abraço afetuoso

Eyder Mendes Vilanova e Silva
Coordenador de Divulgacão do Posto CVV Teresina


Na semana de 10 de setembro, dia nacional de combate ao suicídio, um jovem de 24 anos enforcou-se bairro, novo morador. Não consegui saber muito sobre ele. Comentários populares é que vivia uma decepção amorosa. Há uma incidência numerosa de casos em Teresina, tabu, não se fala, pesquisas duvidosas não promovem nem discussão acadêmica sobre a temática.
Email de Cláudia Santos / Brasilia

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.