quarta-feira, 7 de setembro de 2011

INDEPENDÊNCIA OU DOENÇA!!!

Interação medicamentosa. Usando anti-inflamatórios e antibióticos, os sintomas parecem indomáveis. Ficar sem usar a medicação psicotrópica não dá, associada a outras medicações sinto constantes oscilações de humor. O que alivia são os banhos de ervas (fitoenergia) e a acupuntura. Sinto uma enorme fadiga muscular e sono "depressivo".
A vida continua e quero participar dela, não sou infeliz, tenho apenas uma doença crônica que aporrinha minha paciência. A Biodança e a Yoga já me ajudaram muito em outras crises. Uma maratona de um final de semana sempre foi o suficiente para estabilizar minhas emoções por uns quinze dias, digo emoções porque os sintomas psicóticos: mente rápida demais, sensação de desespero, mudanças rápidas de humor, paranóias, fobias só são controlados mesmo pelas medicações. A Biodança e a Yoga ajustam a emoção por conta do trabalho com o corpo,  que proporciona momentos de profundos relaxamentos, o movimento, a audição de uma música potencializadora. São práticas integrativas e complementares que oneram o orçamento. Estou precisando de dinheiro para voltar a fazê-las. Como combato a prática de alguns companheiros psicóticos que tem mania de pedir, quero ganhar dinheiro com meus conhecimentos teóricos e práticos da vivência com o transtorno mental. Estou em busca de mais saúde e para isso como a maioria dos brasileiros tenho que pagar por ela. O Piaui tem um atraso na experiência da implantação das práticas integrativas e complementares na rede SUS. É uma de nossas bandeiras de lutas.


Falta de dinheiro. É um problema para quase todo assalariado, e no caso de pessoas com transtornos mentais desempregadas bem mais dificil que para a maioria. Lutamos no SINE para que tenhamos acesso a programas especiais de inclusão, como os deficientes físicos. Estamos em parceria com o CAPS sudeste nesta empreitada.
No meu caso, sou neuroticamente organizada com contas, anti consumista por convicção, mas como a maioria das pessoas quero ter acesso ao melhor da tecnologia, compro minhas medicações de uso contínuo (quero conseguí-las pelo SUS), e pago minhas terapias alternativas. Não posso sacrificá-las, desde a década de 90, quando tive a primeiro contato com a Biodança e danças circulares, sou uma adepta. Precisamos mais que rápido está sensibilizando gestores para a necessidade da promoção, prevenção e assistência a saúde mental na atenção básica e serviços substitutivos de profissionais que facilitam estas práticas. Sonho.

Meu pedido de desculpas a Ailton, que gostaria de passar o dia comigo. Precisei usar de minha disciplina para o controle da oscilação de humor, não pude recebê-lo. Um tanto "histérica", resolvi passar o dia sozinha em exercicio meditativo, sem sentimento de solidão ou infelicidade, só de recolhimento interior. Se a mente aquietar, estudarei um pouco para o consurso de domingo, se não verei filmes, documentários na tv fechada.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.