sábado, 16 de maio de 2009

FALANDO EM ESTIGMA...

Lutei até a última "bala", deixei alguns "mortos", outros "feridos". Resisti, argumentei, contra-argumentei, mas louco mesmo tendo razão, não tem razão. Fui retirada sumariamente "para o bem da minha saúde" da sala de aula.

"IGNORÂNCIA E PRECONCEITO

Sabem, a ignorância, na expressão mais corriqueira da palavra, significa falta de saber, ausência de conhecimento. E é preciso que todos reconheçamos: ignorância não é atributo apenas dos mais pobres ou dos que têm menos estudo.
É algo que está presente em todas as camadas sociais, em muitas famílias, grupos de empresários, funcionários do governo (federal, estadual ou municipal) e, até mesmo, em muitos médicos que não se especializaram em reabilitar pessoas portadoras de deficiências ou que não tem prática no tratamento de algumas restrições do corpo (leve ou profundas).
O problema é que a ignorância acaba chamando o preconceito. É assim: quando a gente não sabe, começa a "achar", e então podemos fazer interpretações que fogem da realidade de vida das pessoas que têm algumas restrições física ou mental. Por isso, a palavra preconceito sugere sempre um "pré-conceito" de algo que desconhecemos. (pág. 63/64)"
VIVA A DIFERENÇA!
Convivendo com nossas restrições ou deficiências
João Baptista Cintra Ribas, Moderna

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.