sábado, 23 de maio de 2009

COMUNIDADES SAUDÁVEIS

O Curso sobre Saúde Comunitária: CAPS e relação entre saúde mental e atenção básica, contou com um número significativo de jovens psicólogos e estudantes, algumas assistentes sociais, estudantes e outras profissões não ligadas a saúde. Pena, que para variar, os sintomas moderadamente presentes atrapalharam um pouco em alguns momentos.
Agradeço a todos que colaboraram com o Ninho, adquirindo camisetas e livros. O arrecadado dá para pagar três semanas de acumputura e floral de Bach, ou reflexologia e cromoterapia. A Amiga do Ninho que nos inspirou as vendas, com as terapias está bem melhor, fez mudança de medicação e um plano de enfrentamento à crise, com apoio da família e do Ninho, volta a sorrir... e fazer saladas deliciosas.
Outro dia me mandaram um email que constava uma lista de coisas que caracteriza um certo estilo de vida em Teresina, acrescentei à lista cultural, o contato com a família Reis, Ismênia, Zé e agora acrescento mais um irmão Pedro Laurentino, ex vereador de Teresina e ainda comunista. Do curso nasceu um grupo ainda virtual, Comunidades Saudáveis. A proposta é saúde integral alcançada através de uma habitação e educação de qualidade, participação cidadã, voto mais consciente, povo protagonista, não somente massa de manobra.
É possível? Ainda estudante de Ciências Sociais publiquei um texto sobre o fim das ideologias e fracasso de alguns "ismos" marxismos, existencialismos, feminismo, socialismo, etc. Talvez influenciada por meia dúzia de sociólogos deprimidos, arautos de todas as crises e durkheimianos.
É possível um "novo eterno retorno" a utopia freiriana de uma pedagogia da autonomia que impulsione novos "bons burgueses" ( alusão ao bom selvagem de Rosseau), intelectuais orgânicos e homens e mulheres do povo com seus conhecimentos populares valorizados e donos conscientes
que tem o poder de melhorar a qualidade de vidas de suas comunidades.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.