quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

SÍNDROME DE CRISES DE FINAL DE ANO (MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA)

Não refiro-me somente a "depressão natalina", mas aos demais sintomas de uma crise mental que parece acometer muitos psicóticos nessa época de final de ano. Alguns amigos já estão reclamando de melancolia que estaria puxando os sintomas. Eu mesma anticonsumista, antirritual natalinos capitalistas, há dias não ando em lojas. Não suporto a multidão, fico estressada, a ansiedade aumenta, a possibilidade de descompensar para dar conta de todo esse frenesi que por mais que se lute, não conseguimos nos livrar. Já estive em dois almoços de final de ano e tem mais dois marcados.

DICAS DO MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA

1. Deixe para comprar lembrancinhas depois desse fuá, todo mês de janeiro, o presente com felicitações de ano novo é válido.
2. Bom ir a consulta de manutenção com psiquiatra antes do recesso, fui dia 20. Mudei o estabilizador, com aumento na dosagem. Estou na adaptação, portanto, achei melhor, ter em casa a medicação antiga, para caso sinta-me mal com a nova medicação.
3. Se sua família viajou... infelizmente, geralmente nos deixam (Viajam para descansar, transtorno mental é a única doença que só dói e cansa os outros, não quem a sente), alugue, baixe bons filmes e faça um teste de autonomia emocional: vá ao cinema sozinho. As salas de cinema de Teresina estão com excelente parogramação. Não reveja Esqueceram de Mim, prefira Duro de Matar 1 de 1988.
4. Família viajando, dentre eles seus suportes e referências emocionais: tente arregimentar uma rede socioafetiva rápida: ligue para amigos que não ver há tempos, visite-os; tolere um pouquinho mais aquele vizinho normal dono do bar, porque dá para sentar e descolar alguma companhia para um papo trivial.
5. Nas confraternizações, mesmo sintomático (a), se der para participar tente não ficar ruminando problemas emocionais, comparando sua vida com a daquelas pessoas que você considera de alguma maneira modelo de felicidade, de conquistas. NÃO ao sentimento de fracasso.
6. Ideação suicida. Reveja medicação na urgência do HAA, médicos e terapeutas estarão de recesso, ligue para o GAF (Grupo de Apoio Fraterno/ 3222-0000)  procure atividades que sempre lhe deram prazer, na persistência, planeje uma viagem para um local que sempre quis conhecer ou descubra um que lhe seria interessante no Brasil ou exterior, é um projeto para 2011, viajar com ou sem dinheiro, na sorte das caronas é uma aventura arriscada, mais arriscado é querer partir para uma viagem sem volta sem saber o que encontrará no além vida. Entre no gogle e veja intinerários, alimentação, cultura, língua, etc e boa futura viagem. Quem sabe, no regresso, você escreve: "Comer, rezar e amar" ou outro título do gênero.
7. Se você é usuário de CAPS II em Teresina, se programe no caso de gerenciamento dos sintomas: eles estarão fechados somente dias 24, reabrem e fecham novamente dia  31.
8. Faltam apenas 10 dias para o novo ano. Se já estiver em crise, dá para tempo de reverter os sintomas com medicação, na falta de psicoterapias, as práticas integrativas e complementares auxiliam bastante. Os espaços alternativos também entram em recesso, bom conferir e marcar atendimento já.
9. Esqueça o regime e coma todas as gostosuras que tiver vontade, engorda, mais sacia a ansiedade de algum modo. Se der para segurar, prefira os pratos ligths, basta a medicação fazendo a gente inchar.
10. Projeto para 2011, o  mínimo de ciclagem possível, principalmente em janeiro que é férias de filho. É possível desenvolver estratégias pessoais de enfrentamento e convivência razoável com os sintomas.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.