quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

DEPENDÊNCIA QUÍMICA E PRECONCEITO

"Traficantes enganam viciados e trocam crack por "oxi"
A melhor noticia das últimas horas. Traficantes estão engando viciados e estão passando a droga oxi no lugar do crack. É o sinal claro de que muito bandido (ou não) viciado vai morrer mais rápido. A droga oxi é feita da borra do crack, ácido sulfúrico ou querosene e cal virgem. Que maravilha. Em Parnaíba já viciado andando com o pescoço mole."
Blog do Pessoa

Na televisão num programa popular uma conselheira tutelar, um  major e Célio, criador da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz eram entrevistados, demonstravam total desconhecimento da política nacional de enfrentamento a problemática das drogas enquanto problema de saúde pública ou diziam considerá-la capenga. No acirramento da campanha eleitoral, com Serra dizendo que criaria milhares de ambulatórios e clínicas de tratamento para dependentes químicos. O MS e a SENAD reagiram com um número significativo de editais para implantação de serviços, qualificacação dos processos de trabalho, de  pessoal, de gestão. Dentre estes Casa de Acolhimento Transitórios, Consultórios de Rua, Escolas de Redutores de Danos, Escola de Supervisão Clínico Institucional em Alcool e outras drogas e outros tantos e nem menos interessantes e necessários. Os gestores (leia-se secretarias de saúde e coordenações de saúde mental) só precisavam preencher formulários online com seus projetos para concorrência. Muitos editais tiveram suas datas de encerramento adiadas para que mais projetos podessem concorrer. Os consultórios de rua, enviei os links para técnicos da FMS, liguei. Fizeram e foi aprovado. A maneira como será implantado não tive a honra de nenhum técnico informar-me. A Escola de Supervisores Clínicos também enviei links e liguei para professora Lúcia Rosa, aprovado e será coordenado por ela, tendo Marta Evelin como articuladora de redes. Quanto a uma Casa de Acolhimento Transitório, quando Liana Cronemberger da coordenação de assistência a dependência química da SASC me contatou, já não havia muito tempo e nem conseguimos sequer respostas dos emails que enviamos a técnicas da FMS.A luta por uma gerência de saúde mental em Teresina se faz necessária, um só técnico não pode dar conta do tamanho da rede e suas demandas.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.