terça-feira, 25 de junho de 2013

DENÚNCIA: FALTA DE MEDICAÇÃO NOS CAPS DE TERESINA

Familiar acaba de chegar a minha casa, vem do CAPS sudeste, super preocupada com a falta de medicação : dia 21 de maio esta não conseguiu o Clonazepan e hoje sua paciente esquizofrênica, já aparentando sinais de crise, há dois dias sem as medicações Respiridona e Carbolítiun, foi informada por um técnico que estão em falta em todos os CAPS.
O que fazer? A familiar está com uma garrafa de chá de erva cidreira. Será a solução? O que as Gerências de saúde mental do Estado e Municipio podem fazer em benefício destes usuários. Gente, por experiência própria com décadas de "manejo" da vivência com transtorno mental eu não consigo passar mais de cinco dias sem as medicações, sem que apareçam os sintomas. Temos doenças crônicas, as medicações são de uso contínuo. O SUS é uma politica pública, quem está lá é porque precisa. Não adianta psiquiatra passar receita para manipular. Paciente de CAPS, rede pública de saúde, não tem condições de comprar.
Outra paciente está vendendo chaveirinhos para comprar sua medicação, depois de muita resistência para aceitar sua patologia e necessidade de se medicar.
Cadê a Reforma Psiquiátrica neste Estado, construtora de novas vidas, inseridas na comunidade com acesso a direitos básicos? Morreu? Foi enterrada pelos atuais gestões, estadual e municipal? Promessa de campanha do Sr. Firmino Filho era de "implementar" os CAPS. Está sucateando? Queremos medicação, no mínimo.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.