quinta-feira, 27 de junho de 2013

AMIGO NO NINHO: NICHO DE RESISTÊNCIA DO MOVIMENTO ANTIMANICOMIAL DO PIAUÍ

Cárcere privado em Cocal , a usuária não aparecer porque está nua

Cárcere privado em Barras, ex paciente do HAA, atendida pelo CAPS

Cárcere privado em Teresina, ex paciente do Meduna e HAA. Território do CAPS  sudeste.
Meus telefones estão a disposição na frente da página para que familiares e pessoas como eu, que vivem com patologias mentais, tem crise, são discriminadas, consideradas incapazes e não tem sua subjetividade respeitada pela sociedade possam ligar, para um encaminhamento, uma palavra amiga, uma informação da rede de serviços, não tenho  muito a oferecer. Nossa ONG conseguiu registros por reconhecimento de nosso trabalho na comunidade, tudo foi doado, a Federação Brasileira de Umbanda ( FEUBRA) e o cartório Temistócles Sampaio, nas pessoas bondosas de Dona Elizabeth e a querida Darlene e mestre Itamar.
Ontem recebi uma ligação de uma voz feminina, pedindo informações sobre o Ninho, dizia querer ou ter pessoas que precisam de ajuda em saúde mental. Quando falei que temos uma roda de cuidado, ou seja meu Evangelho no Lar, prática espírita kardecista na minha casa todos os domingos, único encontro possível de nossos poucos membros, todas mulheres, espaço de harmonização interior e ajuda mútua. A voz do outro lado  mostrou seu lado "científico técnico". Mantive minha postura professoral, terapêutica acolhedora, fingi que não percebi e continuei falando das práticas integrativas e complementares que considero imprescindível para saúde mental. Se não podemos pagar sessões de acupuntura e outras mais ou menos caras, os espaços de quaisquer crença se constituem em produção de saúde comunitária. A OMS considera uma das saúdes humanas, a questão da espiritualidade.
No final, não me esforcei muito para entender quem era e o que queria a pessoa. E esta um tanto especulativa em excesso, não me pareceu está sofrendo com alguém em crise aguda, pareceu-me mais alguém querendo deixar algum recado ameaçador, coisa do gênero, ou foi apenas paranoia minha. Besteira se a intenção foi esta!
A familiar da paciente do CAPS sudeste acaba de informar que a respiridona, o carbolítium e agora a cabarmazepina em falta,  talvez cheguem amanhã ou segunda-feira. Não tenho tempo de andar em gabinetes, Ministério Público, uso meu telefone e meu tempo escasso para militar. Adoeço, como agora, com uma criança de dez anos em crise, na escola e não há para onde encaminhar com retorno positivo para que esta criança possa continuar sua vida discente. E tantos outros casos. Muitos extremamente positivos, medicação, prática integrativa, autonomia e retorno a vida. Vários me ligam, conversam horas, numa logorréia linda ( de saúde mental, de vontade de compartilhar o bem-estar), que tenho que está bem para ouvi-los, avaliar a necessidade ou não de possíveis novas intervenções. Hoje uma que já tentou suicídio duas vezes, conversou horas e sorria de coisas simples, nos deu bastante trabalho nas crises agudas, que já aprendeu cognitivamente as estratégias de escapar das ciclagens.
O Ninho tem trabalho, não reconhecido, mas valoroso para quem precisa, usuários e familiares, nossa "clínica ampliada doméstica" tem dado resultados. Temos técnicos amigos, mesmo medrosos de se mostrarem, mas sempre nos ajudam na rede, bons ganchos, abraços felizes para estes. E pedimos a Deus a coragem de continuarmos denunciando, cobrando do poder público o mínimo do que temos direitos.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.