terça-feira, 25 de junho de 2013

AUMENTO DE DOENÇAS MENTAIS E OS CLÍNICOS GERAIS

Para minimizar o problema está sendo lançado um livro que vai ampliar o conhecimento e o acesso às informações sobre tratamento da depressão, ansiedade, insônia, pânico, transtornos, dependência de álcool e drogas, entre outros
 
O grupo de pesquisa do Departamento de Psiquiatria da Unifesp constatou que apenas 1/3 das pessoas são bem cuidadas – normalmente em grandes centros – quando apresentam algum transtorno mental. A estimativa, do mesmo grupo da Unifesp, é que 25% da população adulta precisarão de algum tipo de cuidado de saúde mental no período de um ano. 
 
Para o professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Jair de Jesus Mari, a saúde mental tem sido negligenciada e os problemas são mais comuns do que se imagina. “Depressão, ansiedade, insônia, transtorno do pânico, dependência de álcool e drogas, entre outros são responsáveis por 18% da sobrecarga global das doenças no país”, explica o especialista. Segundo ele, um problema gástrico ou cardiovascular também pode estar associado à uma doença de saúde mental, que jamais será investigada. “Casos mal encaminhados, sem diagnóstico, causam perdas familiar e econômica incalculáveis”, lembra. 
 
Entre 90 e 95% dos casos são atendidos por clínicos gerais que, com exceção das faculdades de excelência, não estão preparados para esse tipo de doença e para o atendimento inicial. “Existe um hiato entre a demanda e o tratamento psiquiátrico disponibilizado no nosso país. O médico precisa saber, na atividade clínica, sobre psiquiatria”, alerta o professor da Unifesp.
 
Para melhorar a capacitação e o envolvimento de profissionais não especialistas com a finalidade de oferecer diagnóstico e tratamento apropriados a todos os indivíduos afetados por transtornos mentais, foi elaborado o mais completo livro sobre o assunto no Brasil. A publicação, da editora Manole, será lançada durante o Congresso Cérebro, Comportamento e Emoções, no Centro de Convenções Frei Caneca, em junho em São Paulo. Psiquiatria na prática clínica é organizado por Jair de Jesus Mari e também por Christian Kieling, professor do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e conta com a participação dos principais nomes da psiquiatria no país.
 
A finalidade da obra é levar aos médicos clínicos gerais, cardiologistas, endocrinologistas, oncologistas, geriatras e pediatras a importância da saúde mental e dar o conhecimento adequado desde como fazer a entrevista, como e quando utilizar o medicamento até quando encaminhar o caso para um psiquiatra. “Com conhecimento, os médicos não apenas podem, mas devem medicar. Mas também devem saber quando e qual é o limite da ação”, conclui Jair Mari.
 
SOBRE OS EDITORES:
 
Jair de Jesus Mari é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, Professor Honorário da Universidade de Londres e membro do Comitê Consultivo do Movement for Global Mental Health.
 
Christian Kieling é Professor do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da UFRGS e membro do Comitê Consultivo do Movement for Global Mental Health.
 
PSIQUIATRIA NA PRÁTICA CLÍNICA
 
ISBN 978 85 204 3312 6
 
Formato: 17 x 24 cm, 716 p., R$ 230,00
Editora Manole, 2013. www.manole.com.br
Publicado originalmente em:
 

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.