sábado, 2 de outubro de 2010

LOUCO TAMBÉM VOTA DIA 03 DE OUTUBRO

Dia 03 de outubro muito usuário, prefiro esta expressão a paciente, com os sintomas estabilizados, ou seja com saúde mental, orientado como se diz no hospital, irá votar. Se alguém viu, ou ouviu, eu não vi, nem li propostas dos candidatos majoritários sobre a política de saúde mental no pais. Só um deles prometendo várias clínicas de tratamento para dependentes químicos e ambulatórios para casos de transtornos graves.
A loucura de hoje não é a do século 19, nem de meados do século 20, mas uma loucura "tratável", laboral, funcional. Prognósticos da OMS que daqui há vinte anos depressão será a doença prevalente, mais do que as doenças do coração ou câncer. Penso que se no nosso país conseguimos consolidar com qualidade a reforma psiquiátrica com bases no tratamento comunitário, poderemos reverter esse quadro, senão poderemos está na luta para que estes milhões de novos loucos,  (a depressão é o novo nome da loucura, como já se chamou melancolia) garantindo políticas públicas de inclusão, acessibilidade ao emprego, moradia, educação inclusiva e muito mais para que estas pessoas vivam com o transtorno com mais funcionalidade e qualidade de vida.
Não tive tempo de recorrer no TRE  direito a local de votação especial. Cegos, cadeirantes, etc o fizeram, também temos direitos. Sou extremamente agitada e impaciente, não aguento a ansiedade em filas. Levarei um atestado médico recente. Recomendo aos colegas que estão saindo de crises agudas o mesmo, ou estão barrando uma crise, estão numa crise leve. Se não ligam para o voto (compreensível neste país), justifiquem depois, acho que o atestado médico psiquiátrico resolve. Mas não tenho certeza, se alguém tiver maiores informações se manifeste. Saúde a todos, principalmente saúde mental para os candidatos!

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.