terça-feira, 26 de outubro de 2010

23 DE MAIO: FECHAMENTO DO MEDUNA

"acho q todos nos podemos precisar um dia de um tratamento especial eu ja precisei e hoje faz 5 anos q nao uso mas drogas graças a esse tratamento tomara q o meduna nao feche as portas te por q o almento de drogados tem almentado muito e preciso q unico e melhor centro de apoio do brasil em relaçao a defienciencia mental e ajuda outras continue de pé. um abraço! "

Este é um comentário de Roger Sousa, do dia 25 de outubro, ontem, em relação a um post antigo sobre  o Meduna, ainda de 2008, uma pequena nota que reproduzi de Zózimo, do livro 100 FATOS DO PIAUÍ NO SÉCULO 20. Informando ao companheiro: o sanatório Meduna fechou dia 23 de maio de 2010. Encerrou suas atividades credenciadas pelo SUS, isto após quase dois anos dos donos anunciarem falência. O Ministério Público acompanhou todo o processo, que foi conduzido com responsabilidade junto  a Gerência de Saúde Mental do Estado e Ministério da Saúde. Seus ex pacientes dependentes químicos estão hoje integrados na rede de saúde mental do municipio, CAPS ad, leitos no hospital geral destinados a estes, no hospital do Mocambinho. Em confecção e para breve a atuação, o consultório de rua, projeto recentemente aprovado no Ministèrio da Saúde e também para os próximos meses, acontece inauguração de um CAPS III ad, modalidade que faz acolhimento noturno, funcionará no espaço do hospital dia, ligado ao complexo do Hospital Areolino de Abreu, que também prestou relevantes serviços a saúde mental de tantos usuários, dependentes químicos e psicóticos.
A Reforma Psiquiátrica é um proceso histórico. Processos históricos são irreversíveis. Nascem de lutas sociais, da emerg|ência da indignação humana diante da injustiça, da humanidade lutando contra a degradação humana. O Sanatório Meduna em 1954 foi revolucionário porque desacorrentou os loucos. Mas com o tempo a substituição pela prisão das grades, muros, contenções, medicações, estigma se transformou em mais um cemitério de vivos. Agora esles estão na rua, continuam  nas drogas e bares esperando a redução de danos, estão nos CAPS, estão fazendo informática, casados ou fazendo prostituição, enfim estão invisíveis entre nós, na comunidade. Estão como eu e você, ex pacientes do Meduna, eu ajudei a fechá-lo e você ainda está "limpo". Bom. Finalmente,não precisamos dele.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.