quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA EM CRISE

Depressão inimiga de festa


Nesta crise fiz depressão com ideação suicida. Desânimo persistente, morbidez, tristeza horrorosa. Dosagem de medicação aumentada, antidepressivos,integrativas e... festa. Esse bicho parece mais difícil de domar. Mas fui para cima (mesmo me arrastando) e graças a Deus tenho uma boa rede social. Amigos cuidadores não me faltaram. Dia 12 além de acompanhar uma procissão. Gosto de ouvir o canto e vê o povo seguindo, lá vou eu feito cachorro manso, curioso, que acha que é gente. Isso muito sintomática. Então houve uma festa danada na comunidade. Uns fazendo política, outros rezando e outros na festa, a criançada. Foi bom. Depois piorei. Então entre tantas visitas, aceitei o convite para um show de James Brito no jantar de encerramento dos festejos de Aparecida, a padroeira do bairro. Convidei uma amiga louca, nossos filhos e foi outra diversão. Como diz Ailton, a alma vai, mas volta para o corpo. Obrigada por "monitorar meu humor" hoje, ligando várias vezes. Valeu, filhotinho!!!
Acabo de chegar da festa do professor, tradicional, com uma banda horrorosa que toca tudo e não toca nada. Não ganhei nem um brinde sorteado. Levei amiga de 54 anos, viúva, supermãe, que não sai de casa, encontrei outras amigas normais, uma delas fez a maior confusão por uns arranjos com flores. Cada comportamento de pessoas normais que não compreendo. Mas valeu a diversão, rever alguns amigos e as damas da mesa bem longe do som, saíram as quatro com flores em hikebanas. Isso é conviver com a normalidade.

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.