sábado, 23 de outubro de 2010

A historia da representatividade e outros leros


A descentralização das politicas publicas trouxe alguns mecanismos novos e positivos, mas pessoas viciadas e aproveitadoras tem o poder de transformar o que há de mais legal e afirmativo em conservador e ditatorial. Me refiro aos conselheiros de saude do Municipio e do Estado que manipularam a votação da IV Conferencia Estadual de Saude Mental para irem passear em Brasilia, isso no segmento de "usuários". Isso foi ridiculo. Esses conselheiros representam quem? O que? Nos CAPS faltam medicamentos, alimentação, vale-transporte e etica profissional. Mas lembremos amigos, que controle social não se faz só nos espaços de Foruns e Conferências não, se faz lá, lá mesmo nas instituições, mas tudo o que falamos surge com ar de "denuncia", porque fere o ego profissional, porque quando quero um atendimento melhor, um medico que me respeite, é por que sou "inimigo da saude mental". Eu não brindo nessa festa de brincar de fazer reforma psiquiatrica e cantar no coro dos contentes. Acredito sim na reforma psiquiatrica, mas não da forma como tá acontecendo.

- Mas Ailton se tu falar mal, eles não vão te atender direito, deixa de ser chato (uma usuária).

- Tu só sabe é falar mal dos CAPS, assim tu atrapalha nosso serviço (profissional)

Resisti, mas agora desisto. Cansado e doente desisto. Não participo mais de espaço de discussão. Cansei de ser boi de piranha, dessa relação em que paciente bom é aquele calado. Mas ainda vou presenciar, só presenciar mesmo, porque meu psiquiatra Drº Cristovão não tá atendendo no Ambulatorio do Areolino de Abreu, vou lá no CAPS esperar alguns minutos pra falar com ele porque meu vinculo terapeutico é com o meu psiquiatra e não com o CAPS.
"Diz-se violento um rio que tudo arrasta, mas não se diz violentas as margens que o comprimem" (Bertold Brecht)

Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.