quarta-feira, 15 de setembro de 2010

SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE MENTAL: Resultados da IV Conferência Nacional deSaúde Mental e Oficina Intervenção Psicossocial em Cárcere Privado

A Gerência de Saúde Mental do Estado - SESAPI realiza o evento nos dias 22 e 23 de setembro de 2010 no auditório da secretaria de Administração, organizado para cem pessoas, destinados aos profissionais e usuários de saúde mental.
Os resultados da IV Conferência Nacional de Saúde Mental num apanhado da política nacional de saúde mental feita por Marcelo Kimat do Rio Grande do Norte/Campinas, assessor do Ministério da Saúde e já nosso conhecido facilitador de diversas temáticas em nossos seminários, foruns, audiências públicas, ele tem acompanhado a consolidação da reforma no Piaui nos últimos dois anos.
Corajosamente essa gerência toma para si a responsabilidade de tocar num tabu: a vida de pessoas com transtorno mental mantidas em cárceres privados por familiares. A oficina Intervenção Psicossocial em Cárcere Privado destina-se as equipes de CAPS e articulação com saúde básica para tirar dos quartinhos, grades e correntes estas pessoas e reintegrar na vida comunitária, seu facilitador será nosso querido Edmar Oliveira,  assessor do ministério, piauiense radicado no Rio de Janeiro, também conhecedor e parceiro na resolução de nossas dificuldades na luta antimanicomial. 
Mas tem outras pessoas importantes de Teresina compondo as mesas de discussão: professora Lúcia Rosa, promotora Cláudia Seabra, enfermeira Edileuza Moura, socióloga e assistente social Edileuza Lima, psicóloga Auzira e outros ainda não confirmados.


Nenhum comentário:

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.