sábado, 18 de setembro de 2010

OMS QUER MAIS INCLUSÃO SOCIAL PARA PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS

Segundo agência, o grupo é um dos mais marginalizados nos países em desenvolvimento; pelo menos 75% dos pacientes não têm acesso a nenhum tipo de tratamento especializado.
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
A Organização Mundial da Saúde pediu mais inclusão de pessoas com doenças mentais em programas de desenvolvimento e de combate à pobreza.
O apelo foi feito para a divulgação de um relatório sobre o tema nesta quinta-feira, em Nova York.
Taxas de Desemprego
Segundo a OMS, pessoas com problemas psicosociais estão entre as mais marginalizadas nos países pobres.
Pelo relatório, pelo menos 75% dos doentes não têm acesso a nenhum tipo de tratamento especializado. Problemas mentais e psicosociais estão associados com taxas de desemprego de até 90%.
Além disso, essa parte da população não recebe treinamento profissional ou educacional para exercer uma função.
Uma em Cada Quatro
Pelos cálculos da OMS, uma em cada quatro pessoas terá um problema de saúde mental durante sua vida.
Nos países de rendas baixa e média, as precárias condições de saúde levam a problemas mentais que causam morte ou invalidez de 8% a 16% da população afetada por esse tipo de problema.
Nos países de renda baixa, a depressão será, até 2030, a causa número um da carga de doença.
A OMS também propõe a inclusão de crianças com problemas mentais em programas sociais.
Para a agência, as prioridades na área de saúde mental são depressão, psicoses, suicídio, epilepsia e demência causadas por uso de álcool e drogas, além de doenças mentais em crianças.
Fonte: Rádio ONU

Acesse o link acima. No inicio do período eleitoral procurei alguns usuários, a Âncora para fazermos uma campanha: LOUCO TAMBÉM VOTA, na qual chamaríamos atenção para péssimas condições de moradia, falta de emprego, dificuldade de acesso ao benefício de prestação continuada, luta pela inclusão nas cotas que beneficiam pessoas com deficiências em concursos, etc. Não conseguimos sensibilizar. Os grupos GLBTs, sob a batuta do Matizes de Marinalda e Herbeth, até publicaram propostas e candidatos que apoiam e defendem suas causas. Precisamos dar visibilidade a nossos problemas, deixarmos de esperar a tutela dos normais. Saimos dos nossos esgotos da existência humana, do nossos cascos de jabutis e sermos mais rápidos que ansiosos. Preparemos o amanhã. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente tema a ser discutido! Total apoio! abs Will

PSIQUIATRIA SEM HOSPÍCIO

POR UMA CLÍNICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA: COM SUBJETIVIDADE, MEDICAÇÃO COM MENOS EFEITOS COLATERAIS E MAIOR PODER DE RESOLUTIVIDADE ASSOCIADA A PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.